Portal IFNMG - Instituto recebe Fetaemg para discutir oferta de cursos a distância em comunidades rurais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 09h31 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 10h22
imagem sem descrição.

Reitor José Ricardo Martins da Silva esteve na reunião para receber ofício assinado pelo presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, formalizando demandas de qualificação de trabalhadores rurais

Discutir a oferta de cursos a distância do IFNMG para qualificação de moradores de comunidades rurais do Norte de Minas. Foi com esse objetivo que integrantes da Comissão Regional de Educação do Campo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) participaram de reunião na última sexta-feira, dia 8, na Reitoria do Instituto. O encontro foi o terceiro entre as duas entidades com a finalidade de ajustar a parceria e discutir as possíveis ofertas.

“O sujeito do campo é o sujeito que constrói. Então, não vamos apresentar nada pronto para vocês, mas modelos para pensarem o que os atende”, disse a coordenadora de Ensino do Centro de Referência de EaD e Projetos Especiais (Cead), Ramony Maria Silva dos Reis Oliveira. Ela apresentou os cursos do IFNMG na modalidade EAD, para oferta tanto como técnico de dois anos, nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, quanto como Formação Inicial e Continuada (FIC), em cerca de cinco meses. A professora Ramony falou sobre as possibilidades de funcionamento dos cursos em termos de periodicidade das atividades presenciais, das opções para se trabalhar os conteúdos de cidadania que fazem parte da grade curricular e da estrutura mínima para formação de polos de EAD.

Dependendo da demanda levantada pelos representantes da Fetaemg junto às comunidades rurais, é possível, ainda, que outros cursos sejam criados, mas, segundo Ramony, desde que observadas as limitações do Instituto, em questões relacionadas à infraestrutura, por exemplo.

De qualquer forma, como explica o diretor do Cead, Antônio Carlos Soares Martins, a oferta de cursos nessas comunidades, com recursos do governo federal, só poderá ser pactuada para 2017, pois neste ano não haverá recursos disponíveis para esse fim. A única opção para oferta imediata, segundo o diretor, é a contrapartida de associações locais ou sindicatos para garantir, entre outros, as bolsas dos tutores.

Portas abertas

Os representantes da Fetaemg foram unânimes em reconhecer que a parceria que começa a se desenhar com o IFNMG vem abrir portas que há muito eram esperadas pelas comunidades rurais do Norte de Minas. Comunidades como a do município de Pedras de Maria da Cruz que, segundo seu representante, Carlucio Antônio de Melo, sempre ficou de fora quando o assunto é educação do campo. “A gente espera muito de vocês, tendo em vista a potencialidade do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais”, disse Ellen Vieira Santos, assessora da Fetaemg.

Da parte da Federação, também participaram da reunião Naiara Oliveira Silva, Adriana Pereira, Deurides da Cruz e Regilane Soza. Do IFNMG, estiveram presentes, ainda, o coordenador de Administração e Planejamento do Cead, Alessandro Fonseca Câmara, e a assistente em administração Célia Lopes Azevedo.