Portal IFNMG - IFNMG inaugura Laboratório de Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas no Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 10h16 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 10h19

foto 1

Favorecer o desenvolvimento de metodologias ativas na educação, promover a partilha de conhecimentos e experiências e o trabalho colaborativo, por meio de um espaço dinâmico, com mobiliário diferenciado. Esses são os diferenciais do Laboratório de Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas, inaugurado no IFNMG-Campus Januária nessa quarta-feira, 13 de dezembro. Uma proposta que tem, como objetivo principal, favorecer o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

A pró-reitora de Ensino, professora Giuliana de Sá Ferreira Barros, conta que a ideia do laboratório surgiu de uma proposta da reitora, professora Joaquina Nobre, e foi “abraçada” pelo Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas (Geppe) do IFNMG, que construiu o projeto do laboratório, para os Campi Januária e Salinas, unidades que ofertam cursos superiores de licenciatura, ou seja, cursos de formação de novos professores. A unidade do Campus Salinas deve ficar pronta em 2024.

De acordo com o projeto elaborado pelo Geppe, por meio das metodologias ativas, “os estudantes são desafiados a responder questões ou problemas e a aprender os conteúdos e estratégias de enfrentamento e respostas a esses desafios, desenvolvendo, assim pensamento crítico, habilidades criativas para resolver problemas e atitudes positivas em relação ao conteúdo estudado”. Nesse processo educativo, “o arranjo arquitetônico dos espaços de ensino-aprendizagem é elemento crucial para que metodologias ativas possam ser exploradas pelos docentes e estudantes. Faz-se necessário que os espaços utilizados para seu desenvolvimento sejam flexíveis o bastante para se promover diferentes disposições e arranjos das mesas, cadeiras, sofás, bancadas e outros móveis”.

“Prioritariamente, o Laboratório estará à disposição das disciplinas de Práticas Pedagógicas das licenciaturas e outras disciplinas desses cursos que desenvolvam práticas  e metodologias ativas e colaborativas em suas aulas. Mas, para além, todos os demais cursos ofertados pelo Campus poderão usufruir desse espaço”, explica a coordenadora do laboratório no Campus Januária, professora Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães.

Doação

Para transformar o projeto do Geppe em realidade, o IFNMG lançou, no final de 2022, uma chamada pública para recebimento de doação de mobiliário e adaptação física para a implantação dos Laboratórios de Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas  nos dois campi. A empresa XOffice teve a proposta de doação de bens e serviços selecionada. Em contrapartida, o IFNMG disponibilizará salas de aula para uso da empresa.

foto 2