Portal IFNMG - Provas do Enem começam neste domingo, dia 05/11; quase 33 mil pessoas farão provas nas cidades onde há campus do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 19h32 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 03h15

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos próximos domingos, dias 05 e 12 de novembro. Os candidatos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame. O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Clique aqui e confira o passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição

De acordo com o Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2023, sendo a maioria mulheres. Em Minas Gerais, estão inscritas 358.599 pessoas. Veja a quantidade de candidatos por cidade em que há campus do IFNMG:

Almenara: 1.322
Araçuaí: 1.665
Arinos: 791
Diamantina: 3.127
Janaúba: 2.042
Januária: 2.229
Montes Claros: 13.620
Pirapora: 1.566
Porteirinha: 1.030
Salinas: 1.559
Teófilo Otoni: 3.957

Horário das provas

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. O horário de término das provas do primeiro dia (05/11) será às 19h. No primeiro dia, os candidatos fazem provas de de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Locais de prova longe da residência

Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados.

Candidatos que tenham sido alocados em locais com distância superior aos 30 (trinta) quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

- MEC disponibiliza locais de prova do Enem

- Enem terá provas coloridas para aumentar acessibilidade

- Inep garante recursos de acessibilidadeInep garante recursos de acessibilidade

Com informações do Ministério da Educação e do Inep