Portal IFNMG - Medicina Veterinária Legal é debatida em simpósio de extensão do Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 14h14 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 07h50

Medicina Veterinária Legal é debatida em simpósio de extensão do Campus Salinas 

Com a participação de renomados profissionais do País, o evento reuniu graduandos, professores, médicos veterinários, técnicos e gestores públicos, além de representantes de órgãos oficiais de segurança pública. Discussão visa subsidiar a implantação de um IML Veterinário no IFNMG em parceria com a Polícia Civil

 

O IFNMG Campus Salinas promoveu, nos dias 16 e 17 de outubro, o 2o Simpósio de Extensão Veterinária (SIMPEX-VET) com o tema “Medicina Veterinária Legal aplicada à microrregião de Salinas/MG”. Por meio de palestras e mesas-redondas, discutiu-se a Medicina Veterinária Legal (MVL) no Brasil e em Minas Gerais, as perícias médicas veterinárias e os seus impactos sobre a Justiça e a Saúde Única, conceito que integra a saúde animal, a saúde humana e o meio ambiente. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Salinas, e transmitido simultaneamente pelo canal do Campus no //www.youtube.com/@ifnmgsalinas1552/streams">YouTube.

Uma comitiva formada por palestrantes, estudantes e servidores participou, na véspera do simpósio (15/10), de visita técnica ao Complexo Clínico Veterinário do Campus.

 

Projetos e parcerias

 Uma das palestrantes do evento foi a chefe da Divisão Técnico-Científica da Superintendência Técnico-Científica da Polícia Civil, a perita criminal e médica veterinária Drª. Flávia Armani de Vasconcellos, que explanou sobre a perícia médica veterinária oficial do Estado de Minas Gerais. O diálogo entre a PCMG e o IFNMG tem se estreitado em decorrência do projeto de criação de um Instituto Médico Legal (IML) Veterinário no Campus Salinas.

 “As forças de segurança estão se conscientizando em relação ao cuidado e à causa animal, e buscando melhorar seus protocolos de atuação. E mais especificamente no caso da Polícia Civil, em relação à punição de quem comete o crime de maus-tratos, para que se coíbam ações futuras. E essas associações [com instituições acadêmico-científicas] trazem o peso técnico da prova para enrobustecer o processo criminal”, explicou Drª. Flávia.

 A gestora torce para o avanço, em um futuro breve, da parceria entre a PC e o IFNMG/Salinas, de modo a beneficiar a região Norte de Minas Gerais. “Embora a Polícia Civil tenha em seu quadro técnico 23 peritos médicos veterinários, o estado de Minas Gerais é muito grande e eles não conseguem atender os 853 municípios. Por isso, nosso esforço tem sido buscar parcerias com instituições de ensino. Atualmente, temos convênio com o Hospital Público Veterinário de BH e com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estamos também fechando parceria com a UFMG e a Una Linha Verde”, ressaltou.

 O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), patrocinador do 2o SIMPEX-VET, foi representado no evento pelo secretário-geral da autarquia, dr. Affonso Lopes de Aguiar Júnior, e pela delegada regional drª Silene Barreto. O dirigente destacou o compromisso da entidade com os profissionais e a formação dos estudantes. “Além do nosso objetivo maior, que é regulamentar e fiscalizar a profissão, na gestão do dr. Bruno Divino estamos focando muito na valorização do profissional. O número de cursos de medicina veterinária no Brasil é muito grande; no Estado de Minas são 77. Falta um pouco de capacitação aos profissionais que vão entrar e aos que já estão no mercado. Por meio de iniciativas como o Programa de Educação Continuada e o Acelera Vet, o Conselho tem destinado verbas que viabilizam simpósios, palestras e cursos, no intuito de proporcionar um maior conhecimento do profissional médico veterinário”.

Sobre o tema do 2º SIMPEX-VET e o projeto do IML Veterinário em Salinas, dr. Affonso manifestou entusiasmo. “Fiquei surpreso de o simpósio pautar a medicina veterinária legal, pois não é um tema muito abordado pelos centros de ensino. E mais ainda de termos no Norte de Minas um IML Veterinário. Acho que têm pessoas muito capacitadas para dar seguimento e concretizar esse projeto”.

 

Incremento na formação

 Os estudantes do curso de medicina veterinária do IFNMG Campus Salinas atuaram intensamente no simpósio integrando a equipe organizadora e participando de forma interessada das atividades da programação.

A aluna Kátia Cristiane Pereira conta os aprendizados que obteve na Comissão Organizadora. “A experiência de ter contribuído na organização do SIMPEX-VET foi muito importante, tanto para minha formação acadêmica quanto profissional, porque quando se organiza um evento a gente trabalha muito com questões burocráticas, tem que aprender a resolver muitos problemas, lidar com pessoas, saber administrar dificuldades. E essas situações não temos no dia a dia da graduação. Então, pra mim, a experiência foi enriquecedora, por saber enfrentar essas questões no futuro”.

A oportunidade de expandir conhecimentos e se relacionar com profissionais experientes durante o simpósio despertou o interesse do estudante Lucas Manoel Botelho. “Apesar de ter a minha área de preferência, que é a de animais silvestres, sempre fui muito aberto a todas as áreas da veterinária. Em relação à Medicina Veterinária Legal, eu sabia que existia, mas o que é, como funciona, desconhecia até então. Só posso agradecer por ter a oportunidade de participar de um simpósio desse porte, dessa grandeza, e ainda mais aqui, em nossa cidade. A organização do SIMPEX-VET fez um trabalho extraordinário. Conseguiram superar a edição anterior, declarou o discente.

 Lucas conta que algumas palestras o fizeram atentar para oportunidades de estágio e serviram para elucidar dúvidas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “O networking que eu fiz aqui eu acho que não fiz em nenhum outro evento que participei. Conversei sobre estágio com o professor da UFU [dr. Márcio Bandarra], e com a médica veterinária do CETAS de Montes Claros [Drª Osmarina Santos]. Com certeza vou enviar os documentos e tentar uma vaga. E também conversei bastante com o prof. Leonardo [Boscoli Lara/UFMG]; ele tem vasta experiência e me explicou muitas coisas sobre nutrição de animais silvestres que vão contribuir com o meu TCC”, contou animado.

 

Balanço e agradecimentos

O presidente da Comissão Organizadora, o médico veterinário dr. Aníbal Souza Felipe da Silva, resumiu a contribuição trazida pelo simpósio. “Nosso balanço é de que o evento atingiu seus objetivos: aprofundar a interlocução com as polícias visando a implantação de um projeto do IML Veterinário no Campus Salinas, e proporcionar aos estudantes e profissionais riquíssimas informações que fomentem a prática boa e ética da Medicina Veterinária. O sucesso só foi possível com trabalho profissional, árduo e coletivo, mas também pelo apoio das instituições e empresas envolvidas e pelo brilhantismo dos palestrantes convidados”.

 

Acervo renovado

Como desdobramento do 2o SIMPEX-VET, a Biblioteca do Campus Salinas recebeu doações de livros que são referência na área da medicina veterinária legal. Confira!

 

Novo Código de Ética Médica Veterinária - Comentários sob a ótica pericial (Autores: Clifton Davis da Cruz Conceição, Elan Cardozo Paes de Almeida, Fábio de Medeiros Marcon)

 

Medicina Veterinária Forense (Coordenadora: Tália Missen Tremori)

Tratado de Medicina Veterinária Legal - 2ª edição (Editores: Raimundo Alberto Tostes, Sérvio Túlio Jacinto Reis e Valdecir Vargas Castilho)

Também houve sorteio de exemplares do livro “Medicina Veterinária Forense”, recém-lançado, entre os participantes do evento.


Assista ao evento

As gravações do II SIMPEX-VET estão disponíveis na íntegra no canal do IFNMG Campus Salinas no Youtube. Acesse pelos links abaixo:

 

1º dia: https://www.youtube.com/watch?v=iE86zg7O2QQ
2º dia: https://www.youtube.com/watch?v=-vT5dZY8oCg

 

O II SIMPEX-VET contou com o patrocínio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), por meio do Programa de Educação Continuada, e o apoio das empresas VETNIL e MILLENNIUM EDITORA, além da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino (FADETEC) e da Prefeitura Municipal de Salinas.


Leia também!

Complexo veterinário do Campus Salinas presta apoio à Polícia Civil em investigação de maus-tratos
Campus Salinas promove simpósio sobre manejo ético e populacional de cães e gatos

 

Confira os registros do evento:

2o SIMPEX VET abertura oficial hino nacional brasileiro 2o SIMPEX VET mesa redonda O IML Veterinario novos paradigmas na investigacao criminal 2o SIMPEX VET palestra Dr. Daniel de Araujo Viana

2o SIMPEX VET palestra Dr. Daniel Sampaio Colen SEMAD MG 2o SIMPEX VET palestra Dr. Valdecir Vargas Castilho 2o SIMPEX VET palestra Dra. Flavia Armani de Vasconcellos

2o SIMPEX VET palestra projeto IML Veterinario Campus Salinas Dr. Eduardo Garrido 2o SIMPEX VET palestra Violencia Domestica investigadores PC Darlan Silva e Jacqueline Soares 2o SIMPEX VET visita ao Complexo Clinico Veterinario 02

2o SIMPEX VET Perita Criminal PC MV Dra. Caroline Stephanello e PRF Lethicia Bernardes Silva 2o SIMPEX VET palestra Teoria do Elo Dra Luisa de Oliveira Lisboa 1

3 4 5

6 7 8

10 11 12

14 15 17

20 21 23

  

Colaboração fotos/texto: jornalista Fernanda Melo

Fim do conteúdo da página