Portal IFNMG - Servidores e estudantes visitam aldeia no Vale do Jequitinhonha para levantar situações-problema e, posteriormente, buscar soluções Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 14h00 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h55

visita aldeia

No último sábado (26/08), foi realizada visita técnica do projeto de extensão Portfólio de Oportunidades na Aldeia Cinta Vermelha-Jundiba, localizada no município de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha. Realizada de forma integrada pelos campus Araçuaí e Salinas, essa etapa do projeto contou com a participação de técnicos administrativos, professores e estudantes, com objetivo de levantar situações-problema vividas pela comunidade em diferentes áreas, como meio ambiente, saúde, educação, tecnologias, direitos humanos, etc.

A região do Vale do Jequitinhonha reúne 23 comunidades tradicionais, entre indígenas e quilombolas, o maior número no Estado mineiro. O povo indígena Cinta Vermelha é formado pela união das etnias Pataxó e Pankararu e luta pela manutenção e recuperação das suas tradições em uma região em que os povos originários foram violentamente dizimados num passado não muito distante. Formada por oito famílias, que ocupam um território de aproximadamente 60 hectares, já reconhecido pela FUNAI, a comunidade indígena enfrenta vários desafios e recebeu com muito entusiasmo as equipes do Portfólio de Oportunidades.

Baseada na escuta ativa dos indígenas da aldeia, foi possível identificar uma gama muito grande de demandas, sendo a maior parte relacionadas ao meio ambiente que, para além dos antigos problemas recorrentes da região, como supressão de matas e animais silvestres e redução e contaminação das águas e peixes, mais recentemente vem sentindo os impactos da mineração do lítio na região. Foram relatadas invasões de enxames de abelhas e de morcegos que, segundo afirmam, estão fugindo das constantes ações de desmatamento e explosões de cavernas decorrentes da intensificação das atividades de extração desse mineral. Outro problema que se destacou foi o desrespeito ao direito de inclusão pedagógica de disciplinas voltadas à cultura indígena na escola que funciona na aldeia.

Nesta primeira fase do projeto de extensão as equipes do campus Araçuaí e Salinas, que contam com o auxílio de dois estudantes bolsistas e cinco voluntários, reunirão e organizarão as principais situações-problema de comunidades das suas áreas de atuação e disponibilizarão consulta à comunidade acadêmica e egressos para a formação de um Banco Intelectual Voluntário, no qual o Projeto buscará apoio para a busca de soluções, por meio da formação de Grupos de Soluções Tecnológicas.

Também estiveram na aldeia professores e estudantes de cursos técnicos integrados do Ensino Médio, além de representantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e outros servidores e convidados, em ação alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 09 de agosto.

O Projeto de Extensão Portfólio de Oportunidades é uma demanda induzida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e tem apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão para Discentes (PIBED) do IFNMG. Tem como coordenadores, respectivamente nos campus Araçuaí e Salinas, Técnicos Administrativos em Educação, a Mestre em Ciência Florestal Elizabeth Gomes Uchôas, engenheira florestal e o Doutor em Ciência Animal, Aníbal Souza Felipe da Silva, médico veterinário.