Portal IFNMG - Chamada para publicar narrativas de extensão na Revista Contação segue aberta até 26 de junho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 08h35 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 16h32

Até o dia 26 de junho, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Narrativas de Experiência para publicação na 9ª edição da Revista Contação. A chamada tem como objetivo selecionar narrativas de extensão referentes aos projetos realizados em 2022, em todas as unidades do IFNMG. As normas da chamada constam do Edital nº 226/2023

Os textos devem estar atrelados a uma das seguintes áreas temáticas: projetos artísticos, culturais e esportivos; projetos sociais; e projetos de extensão tecnológica. Todos os integrantes dos projetos realizados no ano passado no IFNMG podem participar. Contudo, o coordenador do projeto será o responsável pela narrativa enviada. O Edital nº 226/2023 ainda informa que cada projeto só poderá ter uma única inscrição e que só serão avaliadas as produções que possuem o projeto concluído no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O prazo de inscrição vai até o dia 26 de junho de 2023. O Edital nº 226/2023 está disponível em: www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.
 Clique aqui e acesse o formulário eletrônico para efetuar a inscrição.

Serão publicadas as 50 melhores narrativas avaliadas, conforme os parâmetros de pontuação das narrativas de extensão estabelecidos no Edital nº 226/2023, o qual também disponibiliza o manual para publicação na Revista Contação. Informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3218-7339, das 8h às 12h e das 14h às17h, e também por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Clique aqui para acessar o Edital nº 226/2023 e seus anexos

Sobre a Contação

professor substituto e visitante Post para Instagram feed 640 480 px 4O nome "contação" é uma das palavras criadas pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa. Clique aqui ou na imagem para acessar todas as edições da Revista Contação.

Revista de Extensão Contação – Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais, publicada pelo IFNMG por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, reúne relatos sobre ações extensionistas realizadas por todos os campi do Instituto, incluindo projetos artísticos, culturais, esportivos, sociais e de extensão tecnológica.

Isso porque a extensão no Instituto é concebida como uma instância fundamental para o aprimoramento e fortalecimento do processo educativo, cultural e científico e, ainda, como um componente que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, buscando, assim, viabilizar uma relação dinâmica e transformadora entre o Instituto e a sociedade.

Foi a forma livre com que os relatos são elaborados, com histórias contadas pelos participantes, que inspirou a escolha do nome da revista. O termo “contação” é um dos vários neologismos criados pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa. A palavra, segundo o “Léxico de Guimarães Rosa”, de Nilce Sant´Anna Martins, significa uma narrativa, unindo as palavras “contar” e “ação”.