Portal IFNMG - IFNMG participa de reunião para lançamento de novo programa para aprimoramento de ações de Integridade Pública, promovida pela CGU Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG participa de reunião para lançamento de novo programa para aprimoramento de ações de Integridade Pública, promovida pela CGU

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 11h16 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 11h32

reuniao cgu

No dia 30 de maio, o IFNMG marcou presença na 3ª Reunião das Unidades de Gestão da Integridade que compõem o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (SIPEF). Realizado em Brasília-DF, o evento, promovido pela CGU, contou com a fala e participação do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho da secretária-executiva da CGU, Vânia Ribeiro; da secretária de Integridade Pública da CGU, Izabela Moreira Correa, dentre outras autoridades.

No evento, foram ressaltadas as mudanças na legislação (Decreto nº 11.529/2023), dentre elas a criação do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) e a instituição da Política de Transparência e Acesso à Informação. De acordo com o referido decreto, o Sitai amplia a articulação entre as Unidades de Gestão da
Integridade (UGIs) e os profissionais responsáveis pela Lei de Acesso à Informação (LAI), criando um ecossistema da integridade, um ambiente integrado para facilitar o surgimento de novas ideias e potencializar resultados.

Além de coordenar e articular as atividades relativas à integridade, à transparência e ao acesso à informação, o Sitai tem o objetivo de estabelecer padrões para as práticas e as medidas de integridade, bem como ampliar o relacionamento entre a instituição e a sociedade.

Durante a reunião, por meio de painéis temáticos formados por representantes de diversos ministérios, foram apresentadas orientações técnicas acerca da necessidade de disseminar uma cultura de integridade dentro das atividades e processos institucionais, incluindo a necessidade de incluir ações de integridade para as áreas finalísticas, enfatizando a importância de reconhecimento do ecossistema institucional de integridade, além da realização de campanhas para valorizar a dignidade das pessoas, bem como promover a conformidade, a transparência, ética e a conduta íntegra entre os servidores, garantindo a priorização do interesse público e a entrega dos resultados esperados pela sociedade.

A CGU reforçou a importância da utilização do E-Agendas (https://eagendas.cgu.gov.br/) para divulgação dos compromissos públicos da Alta Administração.

PRISMA

Durante o evento, houve ainda o lançamento do programa “Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento - PRISMA”. Trata-se de um programa personalizado que visa ao desenvolvimento e aprimoramento dos programas de integridade, em busca de ações mais efetivas, e programas mais adequados à realidade de cada instituição, que permitam identificar e gerenciar os riscos para a integridade, e ainda facilitar a troca de experiências para as práticas já adotadas em uma instituição que possam ser adotadas e/ou replicadas por outras instituições.

A participação no Prisma será por adesão. Inicialmente, apenas duas instituições federais aderiram ao programa, a Codevasf e o FNDE, em um projeto-piloto. Oportunamente, outros órgãos poderão aderir ao programa PRISMA, manifestando interesse na parceria e comprometimento para aprimorar as ações de integridade na sua unidade, por meio de uma ação conjunta e colaborativa entre a equipe técnica da CGU e a entidade participante do programa.

Em parceria com os órgãos de controle, o IFNMG vem apoiando e fortalecendo sua estrutura de governança, e se orgulha de contar com uma equipe de gestores e um corpo técnico comprometidos com a integridade e com a entrega de resultados satisfatórios e transparentes à sociedade, tendo como prisma, o alcance dos objetivos institucionais e da nossa missão institucional.

As ações de gestão da Integridade, no âmbito do IFNMG, são desenvolvidas pelo Núcleo de Gestão de Integridade (NGI) que é vinculado à Diretoria Executiva.

De acordo com a integrante do NGI/DEX/IFNMG, Edna Ribeiro, o novo sistema ficou mais abrangente porque, além de coordenar as atividades de enfrentamento e combate a fraudes, corrupção e desvio de conduta, ele visa a garantir a entrega de valor público à sociedade, reforçando valores como justiça social, equidade, confiança, transparência, legitimidade, conformidade, diversidade, priorização do interesse público, dentre outros. A ideia é garantir o alcance das políticas públicas e o aumento da confiança da população na instituição no que se refere às entregas realizadas, garantindo instituições mais robustas, transparentes e resilientes.

Conheça mais sobre o Programa de Integridade do IFNMG, indique e compartilhe boas práticas de integridade.

Fim do conteúdo da página