Portal IFNMG - Estudo sobre educação empreendedora no IFNMG faz parte do livro “Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal”, publicado pela Editora IFPB Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 17h43 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 12h59
Capa Livro EmpreendedorismoLivro conta com capítulo escrito por Rafael Faria, Gustavo de Souza e Tarrara Alves, professores do IFNMG, que analisaram a difusão do empreendedorismo no Instituto via disciplinas, projetos e outras iniciativas. Para além dos desafios, os autores também destacaram potencialidades da educação empreendedora.  Clique aqui e acesse a página onde o livro digital está disponível ou clique na imagem para baixar a publicação.

Professores do IFNMG se uniram numa parceria para analisar currículos e práticas pedagógicas direcionadas para o ensino do empreendedorismo no IFNMG. O resultado dessa análise encontra-se no texto “Educação Empreendedora: currículos, práticas pedagógicas e difusão do empreendedorismo”. A produção é um dos capítulos do livro “Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal”, publicado recentemente pela Editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

São autores do texto os professores Rafael Faria Gonçalves, do IFNMG-Campus Montes Claros; Gustavo Henrique Silva de Souza, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG; e Tarrara Alves Horsth, do IFNMG Campus Montes Claros. Os três docentes compartilham formação, áreas de interesse e experiências que dialogam com o universo do empreendedorismo, conteúdo que também ministram em cursos do IFNMG.

Já o livro, pertencente à série “Reflexões na Educação”, foi organizado por Henrique Rego Monteiro da Hora e Rogerio Atem de Carvalho. Além do capítulo 5, que traz o trabalho dos docentes do IFNMG, a obra possui mais 13 capítulos. Os trabalhos englobam desde as bases e os fundamentos da temática do empreendedorismo e da inovação no âmbito da Rede Federal, passando pela contribuição das ações de grupos de pesquisadores no desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, até a apresentação de diversos casos inspiradores.

“O livro é de ampla relevância para toda a Rede Federal, pois apresenta para toda a comunidade as potencialidades e a força que os Institutos Federais possuem em práticas empreendedoras e no desenvolvimento da inovação”, comenta o diretor e professor Gustavo Souza.

Dados da educação empreendedora no IFNMG

O capítulo que trata da educação empreendedora no IFNMG apresenta a análise dos currículos e das práticas pedagógicas direcionadas para o ensino do empreendedorismo encontrados nos cursos do IFNMG discorre sobre o caso de sucesso dos cursos técnico e superior em Gestão Empreendedora, ofertados pelo IFNMG-Campus Teófilo Otoni.

Entre os dados, o escrito aponta que do total de cursos do Instituto, 63 ofertam a disciplina de empreendedorismo e 41 cursos não ofertam. Esses quantitativos se referem às modalidades integrado, integrado (regime de alternância), concomitante/ subsequente, subsequente, Proeja, bacharelado, tecnologia e licenciatura.

Para se ter uma ideia do levantamento feito pelos pesquisadores, em relação aos 36 cursos do integrado, incluindo o de regime de alternância, 19 ofertam a disciplina de empreendedorismo e 17 não ofertam. Nas modalidades concomitante/ subsequente e subsequente, dos 25 cursos, 21 ofertam a disciplina de empreendedorismo e apenas 4 não ofertam.

Tabela Categorias e disciplinas de empreendedorismoA tabela, presente no estudo, apresenta os cursos regulares do IFNMG por modalidade conforme o número de cursos e a situação da oferta de disciplinas que, essencialmente, contemplam o tema empreendedorismo. Também são demonstradas as cargas horárias dessas disciplinas (Fonte: captura extraída do estudo “Educação Empreendedora: currículos, práticas pedagógicas e difusão do empreendedorismo”)

No ensino superior, que abrange 41 cursos (bacharelado, tecnologia e licenciatura), 22 cursos ofertam a disciplina de empreendedorismo e 19 não ofertam. Desses 19 que não ofertam, os autores identificaram que nenhum dos cursos de licenciatura oferta tal disciplina.

O trabalho também analisa a oferta da disciplina por Eixo Tecnológico. Por essa classificação, de acordo com o escrito dos autores, “destacam-se os cursos das áreas de Informação e Comunicação, e Gestão e Negócios, os quais representam aproximadamente dois terços (40) do total dos cursos (63), cuja matriz curricular contempla o empreendedorismo”.

Clique aqui para saber mais sobre todas as modalidades e para conhecer todos os cursos ofertados no IFNMG

Em prol da difusão da inovação e do empreendedorismo

Os professores relatam no estudo projetos e iniciativas que também se valem da cultura e empreendedora e destacam que “a instituição deve lançar mão da criatividade e empreender esforços em inovações simples, para estimular continuamente o pensamento crítico e inovador entre professores e alunos”.

A participação no livro “Empreendedorismo e Inovação na Rede Federal” é, segundo o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gustavo Souza, uma iniciativa, um esforço que corrobora tanto a relevância do IFNMG no cenário nacional quanto destaca o compromisso da Instituição em promover a cultura empreendedora e impulsionar a inovação entre seus estudantes e corpo docente.

“Contribuir com esse livro é uma oportunidade de compartilhar nosso conhecimento e experiências bem-sucedidas no IFNMG, visando fortalecer o empreendedorismo e a inovação dentro e fora da instituição. Espero que esse trabalho inspire e motive outros profissionais e estudantes a explorarem seu potencial empreendedor”, destaca Gustavo Souza.

Clique aqui para conhecer o site da Editora do Instituto Federal da Paraíba