Portal IFNMG - Open Innovation IFNMG 2023 promete ampliar a interação entre instituições de ensino e empresas no Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Open Innovation IFNMG 2023 promete ampliar a interação entre instituições de ensino e empresas no Norte de Minas

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 20h07 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 11h43

Faltam poucos dias para o Open Innovation IFNMG 2023, um evento pioneiro no Norte de Minas que tem como objetivo fomentar a temática da inovação tecnológica entre as instituições de ensino e o setor produtivo da região. A programação acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de março. 

A realização do evento, que já conta com aproximadamente 300 inscritos, está sendo possível graças à parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e em virtude do apoio de empresas e instituições que investem na ciência, na pesquisa, na inovação e na tecnologia. 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, o Open Innovation vai marcar o calendário de eventos da região. “A inovação tecnológica é uma das forças motrizes do desenvolvimento. Sem inovação, não há melhorias na produtividade e na competitividade. E com a reunião do setor produtivo, das instituições de ensino, das pessoas que se interessam pelo tema e de toda a sociedade, vamos trocar informações, estabelecer diálogos e parcerias e possibilitar oportunidades de negócio”, justifica o pró-reitor. 

Inovação tecnológica e sociedade

Presidente da ACIO presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, destaca a importância da união entre instituições de ensino e setor produtivo no Norte de Minas

Outra informação que o pró-reitor fez questão de ressaltar diz respeito à ideia equivocada de que a inovação e a tecnologia estão restritos ao ambiente acadêmico.   “O IFNMG, inclusive, presta serviços de orientação e auxílio para inventores que não possuem vínculos com instituições de ensino ou de pesquisa. Qualquer pessoa que precise de apoio para fazer os devidos registros, pode procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica  do IFNMG. Estamos também abertos para acordos de parceria para a  realização de atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo. Tudo isso está estabelecido na nossa Política de Inovação”, destaca Edinei Canuto. 

A relevância do tema da inovação tecnológica na região e do compromisso tanto do setor produtivo quanto das instituições de ensino culminou, segundo o presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, na organização conjunta do evento. “A união da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais é de extrema importância para a promoção da inovação na região. A ACI é uma entidade que acredita na inovação como alavanca do desenvolvimento, enquanto o IFNMG, como instituição de ensino e pesquisa, pode contribuir com sua expertise e estrutura laboratorial para a realização ações inovadoras”, afirma o presidente da ACI. 

Palestra de abertura possibilitará que participantes discutam sobre o conjunto de leis que regem a inovação, a pesquisa científica e tecnológica no Brasil 

No primeiro dia do Open Innovation IFNMG 2023, a palestra de abertura será proferida pela pesquisadora e bacharel em Direito Nathália dos Reis Santos Almeida, que é  mestra em Inovação Biofarmacêutica e coordenadora do Setor de Regularização da Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG.

A partir do tema “Marco Legal da Inovação”, a profissional evidencia que os participantes do evento terão oportunidade de conhecer parte do trabalho e do estudo que a CTIT da UFMG realiza. No workshop, “mostrar os entendimentos e as experiências vivenciadas na CTIT e os desafios encontrados ajuda no fortalecimento e na disseminação da cultura de inovação entre as ICTs e contribui para um ecossistema de inovação mais equilibrado e semelhante entre os parceiros. Estou muito animada e feliz com o convite. Trocar experiências sempre é a melhor forma de aprender”, salienta Nathália. 

Mas o que é o Marco Legal da Inovação? 

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) consiste  na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera outras nove leis, que tratam das seguintes temáticas: Inovação, Fundações de Apoio, Licitações, Regime Diferenciado de Contratações Públicas, Magistério Federal, Estrangeiro, Importações de Bens para Pesquisa, Isenções de Importações e  Contratações Temporárias. 

Conforme explica a publicação “Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação”, do governo Federal, as alterações na legislação visam criar um ambiente mais favorável à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades, nos institutos públicos e nas empresas. Enquanto a ciência avançava no Brasil, a legislação até 2015 não permitia a agilidade necessária para que o conhecimento gerado na academia pudesse ser melhor aproveitado pelo setor empresarial e pela sociedade.

“Um esforço da sociedade em colaboração com o Congresso Nacional culminou com a aprovação de um novo Marco Legal para a Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma a dar a agilidade e a segurança jurídica para que o País possa tirar melhor proveito desse conhecimento”, informa a publicação. 

Inventores e propriedade intelectual

Foto Nathalia Reis Evento Nathália dos Reis, bacharel em Direito, mestra em Inovação e coordenadora na UFMG, estará no primeiro dia do Open Innovation IFNMG 2023 e falará sobre o Marco Legal da Inovação

Entre as discussões do Marco Legal da Inovação, está a questão da propriedade intelectual, que significa a “proteção legal de patentes de invenções, patentes de modelos de utilidade, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e também direitos autorais. Essa proteção permite ao inventor/autor ou titular dos direitos, por um período determinado, a possibilidade de explorar economicamente a criação ou impedir que terceiros utilizem sem autorização”, esclarece Nathália.

Em consonância com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, a mestra em Inovação, Nathália dos Reis também assegura que falar sobre Marco Legal da Inovação e propriedade intelectual não é um assunto restrito. Ela destaca que a Lei nº 13.243/ 2016, que consolida o Marco Legal da Inovação, objetiva otimizar e facilitar a interação entre universidades e empresas. 

“Esse tema é muito importante em todo o contexto acadêmico, social e empresarial. Ter conhecimento não somente sobre propriedade intelectual mas também sobre inovação faz com que o acesso e o entendimento sobre tema traga uma proximidade maior das universidades e empresas para que ao final a sociedade seja beneficiada dessa proximidade. Além disso, vale destacar que o acesso e a velocidade de divulgação das informações nas mídias sociais ajudam na disseminação da cultura de inovação para a sociedade”, reforça Nathália. 

Considerando que o evento ocorrerá no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e questionada sobre a atuação das mulheres no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nathália enfatiza que as  mulheres têm ocupado vários cargos importantes na disseminação da cultura inovadora e no comando de empresas. “As mulheres também têm recebido o reconhecimento na área através do comprometimento e da dedicação que apresentam. Ressalta-se, ainda, que a participação feminina nessa temática demonstra que o tema da inovação e do empreendedorismo é para todos”, assegura a palestrante, que estará na próxima terça-feira (14), no primeiro dia do Open Innovation IFNMG 2023. 

Ainda dá tempo de se inscrever 

As inscrições para o Open Innovation IFNMG 2023 continuam abertas e são gratuitas. O participante poderá fazer sua inscrição na categoria presencial ou remota, já que todo o evento será transmitido no canal oficial do IFNMG no YouTube. 

Qualquer pessoa pode acompanhar a programação pela internet, mas só receberá os certificados de horas quem realizar a inscrição no evento. Para isso, basta se inscrever, gratuitamente, pelo site eventos.ifnmg.edu.br/openinnovation e escolher a atividade e a modalidade (presencial ou on-line) que deseja participar. 

O evento será realizado na nova sede da ACI, que fica na avenida Major Alexandre Rodrigues, nº 232, no bairro Ibituruna, em Montes Claros (MG). Informações podem ser obtidas por meio do telefone: (38) 2101 3300. 

Fim do conteúdo da página