Portal IFNMG - Aberto edital do Projeto Rondon/2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Aberto edital do Projeto Rondon/2023

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 14h28 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 09h33

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC comunica aos docentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais que o Ministério da Defesa lançou o EDITAL Nº1/2022-CGPR/DPS/SEPESD/SG-MD divulgando as Operações do Projeto Rondon. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), é o maior projeto de extensão universitário do país. Ele visa a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, a partir da participação voluntária de estudantes do ensino superior. O Projeto conta com a parceria de diversos ministérios, das Forças Armadas, de governos estaduais, prefeituras municipais e empresas socialmente responsáveis. Há também a participação imprescindível das instituições de ensino superior (IES).

Em 2023 serão duas operações do projeto Rondon:

1) OPERAÇÃO GUAICURUS

A ser realizada entre os dias 13 a 30 de julho de 2023, nos municípios a saber: Água Clara/MS, Caarapó/MS, Camapuã/MS, Bonito/MS, Figueirão/MS, Inocência/MS, Juti/MS, Nioaque/MS, Novo Horizonte do Sul/MS, Ribas do Rio Pardo/MS, Rio Verde de Mato Grosso/MS e Taquarussu/MS. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Campo Grande/MS.

2) OPERAÇÃO SENTINELAS AVANÇADAS

A ser realizada entre os dias 6 a 23 de julho de 2023, nos municípios a saber: Alta Floresta D'Oeste/RO, Alto Alegre dos Parecis/RO, Campo Novo de Rondônia/RO, Castanheiras/RO, Costa Marques/RO, Nova Brasilândia D'Oeste/RO, Novo Horizonte do Oeste/RO, Parecis/RO, Primavera de Rondônia/RO, Santa Luzia D'Oeste/RO, São Felipe D'Oeste/RO e Seringueiras/RO. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Porto Velho/RO.

O(s) docente(s) deverá (ão) selecionar uma das Operações e apresentar uma única proposta de trabalho, contemplando um dos conjuntos a seguir:

- Conjunto A: cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde
- Conjunto B: comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho.
- Conjunto C: cobertura jornalística e produção de conteúdo.

As propostas de trabalho deverão ser orientadas para a região abrangida pela operação, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas comunidades atendidas, além do fortalecimento da cidadania do estudante universitário. Deverão, ainda, conter, mínimamente, o diagnóstico regional, os objetivos visados, a metodologia a ser empregada, as atividades previstas, o público alvo, a carga horária, os benefícios esperados para a comunidade e, ao final, o cronograma geral.

Vale destacar que cada equipe será composta por 10 (dez) rondonistas, sendo 2 (dois) professores e 8 (oito) alunos dos cursos de graduação, sendo que a equipe deve ser multidisciplinar. Os alunos deverão estar cursando a partir da segunda metade do curso de graduação e não há a necessidade de comunicar, no momento do envio da proposta, a relação dos discentes.

Os interessados em participar do edital devem preparar a proposta e encaminhá-la à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 01 de Fevereiro de 2023. Outras informações encontram-se no edital do Projeto Rondon ou no endereço https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/acompanhe/noticias/confira-todas-as-atividades-previstas-para-2022 e https://www.ifnmg.edu.br/projeto-rondon.

Clique aqui para acessar o Edital.

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional do Projeto Rondon