Portal IFNMG - Servidores e alunos de cursos superiores devem responder questionário de autoavaliação do IFNMG até 31 de janeiro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores e alunos de cursos superiores devem responder questionário de autoavaliação do IFNMG até 31 de janeiro

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 11h21 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 11h29

Servidores técnicos-administrativos das unidades do IFNMG que possuem cursos superiores, docentes efetivos que atuam nos cursos superiores e todos os discentes do ensino superior poderão contribuir com a melhoria do Instituto respondendo ao questionário de Autoavaliação Institucional, que, neste ano, avaliará a dimensão “Infraestrutura”.

Servidores e estudantes receberão no e-mail institucional o código para acesso ao questionário online de seu segmento. O período para participação é até 31 de janeiro.

A autoavaliação é um diagnóstico das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do IFNMG para subsidiar no planejamento e na definição de políticas que visem à melhoria do desempenho institucional. O procedimento, que ajuda na identificação de problemas, deficiências, críticas e sugestões, é uma das etapas previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A coleta e tratamento dos dados é realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFNMG e pelas subcomissões das unidades que possuem cursos superiores: os Campi Araçuaí, Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni, além do CEAD.

Alteração do projeto

Ao focar na dimensão “Infraestrutura”, o IFNMG introduz uma novidade no seu processo de auto-avaliação e inicia um ciclo de três anos: em 2023, o foco será “Planejamento e Avaliação e Políticas Acadêmicas”; em 2024, último ano do ciclo, a auto-avaliação contemplará “Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão”. Antes, todas as dimensões eram avaliadas conjuntamente, a cada ano.

A alteração no projeto de auto-avaliação foi possível a partir da 1ª Capacitação da CPA – IFNMG, evento aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro passado e contou com participação dos presidentes das subcomissões dos campi e CEAD, além da Diretoria de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino. A programação fez parte do projeto de Inovação na Avaliação Institucional, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFNMG.

O curso foi ministrado pelo professor Assis Leão da Silva, do Instituto Federal de Pernambuco, que abordou desde as origens e as concepções teóricas até as configurações metodológicas e os aspectos práticos da Avaliação Institucional, instrumento muito importante para a regulação e a melhoria da oferta de cursos.

Além da adoção do ciclo avaliativo de três anos, outra novidade aprovada pela CPA no evento foi a proposta de ampliação da autoavaliação para todos os níveis e modalidades de ensino. Essa ampliação vai acontecer a partir deste ano.

.

cpa capacitacao site

Capacitação foi realizada em setembro, na Reitoria do IFNMG

Fim do conteúdo da página