Portal IFNMG - Primeira edição de 2024 da Revista Multifaces reúne trabalhos de pesquisadores de prestigiadas instituições, nacionais e internacionais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2024, 12h39 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h32

A primeira edição de 2024 da Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces já está disponível para os leitores. A Revista Multifaces é uma publicação multidisciplinar on-line do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), gerenciada atualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), e direcionada à comunidade acadêmica e sociedade civil, tendo por missão promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão. Este sexto volume teve seu prefácio escrito pela Prof. Dra. Gilda Maria Rodrigues Fonseca e  conta com 10 artigos.

Vale ressaltar que esta Edição conta com 3 artigos oriundos do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE. Esses 3 trabalhos foram escolhidos dentre os melhores trabalhos do congresso. Em 2023, o IV RIEOnLiFE ocorreu na Cidade de Montes Claros/MG, organizado pelo IFNMG, criando um espaço profícuo de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.

Especificamente, no campo da educação, esta edição da Multifaces reuniu trabalhos de pesquisadores de prestigiadas instituições, nacionais e internacionais, que, apesar de suas distintas orientações acadêmicas teórico-metodológicas, compartilham um interesse em comum: investigar e compreender aspectos cruciais da educação, tanto sob a perspectiva da formação discente, quanto docente, que emergem em resposta às novas exigências educacionais do século XXI.

Para o editor gerente da Revista Multifaces, Prof. Gustavo Henrique Silva de Souza, essas contribuições representam, sobretudo, o investimento do IFNMG em recursos e pessoas direcionado para o desenvolvimento da ciência a nível regional e nacional de modo multidisciplinar.

“Nos últimos anos, especialmente após ter se tornado Qualis Capes B2 (2017-2020), muitos pesquisadores ao redor do país vêm percebendo a Multifaces e nos visando como o seu ambiente para divulgação científica. Isso só irá fazer a revista crescer ainda mais a longo prazo”.

A revista também traz artigos que dão voz aos professores que mostram quais são os desafios enfrentados por eles e à precarização da docência, especialmente em situações
emergenciais de ensino. Para o Prof. Gustavo Souza, a ciência tem como um de seus papéis produzir conhecimento por meio de um ciclo virtuoso de compartilhamento de descobertas. Em todas as áreas, dos pequenos aos grandes projetos, a divulgação científica tem um papel essencial. Especificamente no caso da Docência durante a Pandemia da COVID-19, como a maioria dos pesquisadores do mundo são também professores, assim que a pandemia iniciou, muitos deles das mais diversas áreas começaram a escrever sobre o tema.

“Associado a isso, a desvalorização do trabalho de docentes e técnicos administrativos de Institutos Federais e Universidades reforça o sentimento de desafio. Então, artigos que tratam sobre esse tema não apenas contribuem para a ciência, como dão destaque às demandas da Educação”, destacou o editor.

Como enviar trabalhos para avaliação?

O editor gerente explicou que a submissão de artigos ocorre em Fluxo Contínuo. Ou seja, durante o ano inteiro. E a edição regular da Multifaces é anual, que é publicada entre fevereiro e maio de cada ano.

“Além do lançamento anual, existe sempre uma edição especial sobre alguma temática específica. Ano passado o tema escolhido foi Paulo Freire. Este ano, vamos lançar uma segunda edição sobre o educador e filósofo brasileiro e, também, sobre Residência Pedagógica”.

Convidamos você, caro leitor, a explorar as páginas desta edição, na expectativa de que esses trabalhos possam inspirar novas pesquisas. Clique aqui para ter acesso a revista Multifaces