Portal IFNMG - Revista Contação lança nova edição e destaca IFNMG no Projeto Rondon Ir direto para menu de acessibilidade.

Revista Contação lança nova edição e destaca IFNMG no Projeto Rondon

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 11h16 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 15h28

0001 1A interação do IFNMG com suas comunidades de abrangência - nas regiões Norte e Noroeste de Minas, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - tem rendido muitos relatos de experiências interessantes, frutos de projetos de extensão. Tem rendido, também, lindos registros fotográficos e até poesia. Tudo isso está reunido na oitava edição da Revista Contação - Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais, que acaba de ser lançada.

Como enfatiza a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, no texto de apresentação da revista, o destaque da edição vai para a participação de uma equipe do Instituto, formada por servidores e alunos, no Projeto Rondon, em 2022. “E, mesmo sendo calouros no evento, atuaram com brilhantismo e são motivo de orgulho para este IFNMG”, ressalta a reitora. O Rondon é o maior projeto de extensão universitária do país, que tem como objetivo buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população

Além dos depoimentos dos participantes do Rondon, essa edição da revista traz relatos sobre outros projetos de extensão, desenvolvidos entre 2021 e 2022, sendo seis de projetos artísticos, culturais e esportivos, nove de projetos sociais e oito de extensão tecnológica. Por meio desses projetos, o IFNMG “efetivou o seu compromisso social de produzir conhecimento e, por meio desse, propor soluções para a superação das desigualdades sociais”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson de Oliveira. A última seção da Contação é dedicada à arte e à cultura, reunindo 28 produções de autoria da comunidade acadêmica, entre fotografias e outras artes visuais, poemas e uma crônica.

“Esta revista é para você, que acredita que uma educação de qualidade pode ser realizada em diferentes espaços. Esta revista é para você que acredita que a educação vai além daquilo que é aprendido dentro da sala de aula. Enfim, esta revista é para você que preza, antes de tudo, pela pessoa humana, pela sensibilidade e, principalmente, pela inclusão social por meio do conhecimento extensionista”, define Rony Enderson.

Então, se você é uma dessas pessoas, aceite o convite do IFNMG e confira a nova edição da Revista Contação!