Portal IFNMG - Processo Seletivo para Cursos Superiores Presenciais (Edital nº 474/2022): Confira as respostas às perguntas mais frequentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo para Cursos Superiores Presenciais (Edital nº 474/2022): Confira as respostas às perguntas mais frequentes

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 10h25 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 09h52

Os cursos superiores ofertados no Processo Seletivo 1/2023 (Edital nº 474/2022) são presenciais ou a distância?
Todos os cursos com vagas a serem preenchidas por meio desse Processo Seletivo são presenciais. As vagas são para cursos dos campi campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Quais são as exigências para concorrer a essas vagas?
Ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula e ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de referência de 2010 a 2022 (desde que não tenha sido na condição de treineiro). Para efeito de classificação no Processo Seletivo, o candidato não poderá ter obtido nota igual a zero em nenhuma área de conhecimento ou na redação do Enem.

Não fiz nenhuma das edições do Enem entre 2010 e 2022. Posso concorrer a uma das vagas?
Não, pois a seleção dos estudantes às vagas disponibilizadas por meio do Processo Seletivo será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos no Enem em uma das edições compreendidas entre 2010 e 2022. 

É necessário pagar alguma taxa para se inscrever no Processo Seletivo?
Não. A inscrição é gratuita para todos os candidatos.

Posso fazer, ao mesmo tempo, um curso superior e um curso técnico subsequente no IFNMG?
Sim. Caso não haja conflito de horários e o candidato seja aprovado nos dois processos seletivos, sim.

Para concorrer pelo sistema de reserva de vagas (cotas), o candidato deve ter sido aluno de escola pública ao longo de toda a vida escolar?
Para concorrer pelo sistema de reserva de vagas (cotas) para cursos superiores, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Não se enquadra na categoria de alunos oriundos de escolas públicas, com direito à reserva de vagas (cotas), o candidato que tenha cursado, em algum momento, parte do ensino médio em instituições privadas, mesmo que beneficiados por bolsas de estudos (parciais ou integrais). 

Há, ainda, outras modalidades de vagas reservadas (cotas), que são para pessoas com deficiência (independentemente do tipo de escola de onde venha) e para egressos de Escolas Família Agrícola (EFA). 

Preciso anexar ao formulário de inscrição ou enviar por e-mail a documentação que comprova a minha opção de reserva de vagas?
Por enquanto, não. Os procedimentos de comprovação dos documentos e informações indicadas na inscrição serão divulgados posteriormente pelos campi, após a divulgação do resultado final do Processo Seletivo.

Tenho mais chance de concorrer por cota ou ampla concorrência?
Se o candidato se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances de concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo sistema de reserva de vagas. Ou seja, as vagas pelas cotas não são em menor quantidade que as vagas na ampla concorrência. Elas são “extras”, concedidas após a classificação geral de todos os candidatos pela ampla concorrência.

Não tenho CPF. Posso participar da seleção?
Não. É preciso ter um CPF próprio para preencher o formulário de inscrição. Não pode ser dos pais ou responsáveis.

Não tenho RG. Posso participar da seleção?
No formulário de inscrição há um campo exigindo o "Identidade", mas o campo não é obrigatório. Caso o(a) candidato(a) não tenha RG, pode deixar em branco, assim como os campos "Órgão expedidor" e "Emissor".

Devo lançar as minhas notas no Enem formulário de inscrição?
Não é necessário lançar as notas, apenas informar a edição do Enem que será usada como referência para fins de classificação (entre 2010 e 2022). A inscrição do candidato no Processo Seletivo implicará no consentimento de utilização das notas obtidas na edição do Enem para fins de classificação.

Errei ao preencher o cadastro no site de inscrições, é possível alterar meus dados?
A qualquer momento, o(a) candidato(a) poderá alterar os dados pessoais cadastrados no sistema de inscrições (nome, documentos, endereço, e-mail, etc.). Basta acessar a "área do candidato" no site http://www.ibgpconcurso.com.br, com login e senha. Clicar em "dados cadastrais" ou "credenciais" (dependendo do tipo de dado que deseja atualizar), depois em "atualizar dados". Após fazer a alteração das informações, clicar em "salvar alterações".

Errei ao realizar a inscrição, é possível alterar essa inscrição?

Após finalizada a inscrição realizada pelo candidato, não será possível realizar alterações como opção de curso/campus, modalidade de concorrência (ampla concorrência/cotas) e edição do Enem. Para correção de dados, exclusão/cancelamento de inscrição, o candidato deverá fazer a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF, curso e campus, para que o sistema seja liberado para realização de nova inscrição.

Fiz mais de uma inscrição, o que acontecerá?
Quando do processamento das inscrições, se for verificada a existência de mais de uma inscrição para um mesmo candidato, será considerada válida aquela que tiver sido realizada por último. As demais inscrições do candidato nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores.

Preenchi o formulário e finalizei a inscrição. Como vou acompanhar a situação de minha inscrição?
Ao realizar a inscrição o candidato receberá, pelo e-mail cadastrado, a confirmação de inscrição. Consulte sua caixa de entrada e também o SPAM e a lixeira do seu e-mail cadastrado no ato da inscrição. 

Caso não receba nenhum e-mail, o candidato deverá acessar o site do IBGP para conferir sua inscrição. Para isso, deve acessar http://www.ibgpconcurso.com.br/, com o login e senha cadastrado no momento da inscrição, clicar na "área do candidato" e depois em "meus processos". A situação da inscrição consta como “Pendente” para todos os candidatos, até que seja publicado o resultado das inscrições deferidas / indeferidas, após o encerramento do período de inscrições.

Como e quando serão as matrículas e procedimentos de heteroidentificação?
Os editais convocando os candidatos para matrículas e procedimentos de heteroidentificação serão publicados pelos campi a partir da data definida no cronograma do edital. Esses documentos informarão, as datas, os horários e os locais para realização das matrículas e dos procedimentos de heteroidentificaçãoe. A publicação dos editais de matrículas, por cada campus, acontecerá em https://www.ifnmg.edu.br/processoseletivocursossuperiores2023.

Caso ainda esteja com dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fim do conteúdo da página