Portal IFNMG - Carta do Colegiado de Licenciaturas do IFNMG ao CNE endossa insatisfação de entidades ligadas à educação quanto às Diretrizes Nacionais para Formação de Professoras/es Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 08h13 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 08h15

A revogação das últimas resoluções das Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores/as, editadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), foi um consenso na audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 10 deste mês de novembro.

Em consonância com as reivindicações dos representantes de organizações e entidades ligadas à educação que participaram dessa audiência, o Colegiado das Licenciaturas do IFNMG havia enviado ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em setembro deste ano, uma carta aberta solicitando a revogação da Resolução CNE/CP n° 2, de 20 de dezembro de 2019.

Na carta, o Colegiado das Licenciaturas do IFNMG explicita oito motivos pelos quais “avalia que a normativa em questão não acolhe as necessidades e demandas da formação brasileira de professores e está pautada em concepções pedagógicas, políticas e ideológicas que vão contra os interesses dos trabalhadores”.

Diante dos argumentos apresentados, o Colegiado conclui que “o atendimento à Resolução do CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, compromete, significativamente, a qualidade dos cursos de licenciatura, a formação dos professores e o futuro da educação brasileira” e, portanto, indica a urgência de sua revogação.

Por meio do documento, o Colegiado do IFNMG também “defende que toda mudança pleiteada no campo da formação de professores seja amplamente debatida com as instituições de ensino que se dedicam a essa formação, com pesquisadores da área, com representantes de movimentos educacionais, sociais e sindicais”.

Confira a íntegra da Carta Aberta do Colegiado das Licenciaturas do IFNMG ao CNE.