Portal IFNMG - IFNMG aprova novo módulo do Sistema Cajuí, para gestão de atividades docentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG aprova novo módulo do Sistema Cajuí, para gestão de atividades docentes

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 11h27 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 10h41

A partir do primeiro semestre letivo de 2023, todas as unidades do IFNMG deverão adotar uma nova ferramenta para gestão da atividade docente. Trata-se de um módulo que passará a compor o sistema acadêmico Cajuí. A decisão foi recomendada pelo Colégio de Dirigentes e aprovada pelo Conselho Superior do Instituto, em reuniões realizadas na última semana.

Proposto pela Pró-Reitoria de Ensino, o novo sistema foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Desenvolvimento de Módulos para o Sistema Cajuí - IFNMG, sob a coordenação do servidor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação Nelson Barros Cavalcanti Junior.

Esse módulo do Cajuí trará mais eficiência para o gerenciamento de duas tarefas dos docentes: o Plano Individual de Trabalho, conhecido como PIT, que é o detalhamento das atividades previstas para serem exercidas durante o semestre letivo, com base nas cargas horárias específicas destinadas a cada uma das atividades; e o Relatório Individual de Trabalho, que, apesar ter RIT como sigla oficial, é mais conhecido entre os professores como RAD. Atualmente, essas duas atividades vêm sendo feitas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Entre as funcionalidades do novo sitema, merecem destaque:
• cadastro da carga horária relativa a cada atividade docente, conforme estabelecido no Regulamento para Gestão das Atividades Docentes do IFNMG;
• recebimento e tramitação dos documentos relativos à gestão das atividades docentes, principalmente o PIT e o RAD e seus anexos;
• integração com o módulo de Ensino para registro do número de aulas e disciplinas ministradas por cada docente;
• contabilização das atividades docentes segundo carga horária estabelecida no Regulamento para Gestão das Atividades Docentes do IFNMG, incluindo participação em comissões.

Segundo o diretor do Departamento do Ensino Superior do IFNMG, Roberto Marques Silva, a adoção do sistema significará mais um passo rumo à transformação digital dentro da Instituição e representará um grande avanço em relação à utilização do SEI para a tramitação dos processos. Os principais avanços, segundo ele, são a integração de sistemas e utilização de mesma base de dados; a automatização do processo de construção do PIT e RAD, com campos de preenchimento automático; a tramitação eficiente entre docente, Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Atividade Docente (CPPD) e gestão; o sigilo das informações em caso de indeferimento ou necessidade de ajustes; e a garantia de publicidade.

“Já fizemos a capacitação no módulo com as comissões de avaliação de atividade docente e também com os coordenadores de curso, que têm funções específicas no sistema”, explica Nelson Barros. Segundo ele, o novo módulo já está pronto para fazer parte de uma nova versão do Cajuí. Apesar da obrigatoriedade a partir do primeiro semestre letivo de 2023, a funcionalidade estará disponível para uso ainda no segundo semestre letivo de 2022, a critério de cada unidade de ensino do IFNMG.

Fim do conteúdo da página