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1º Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos: Confira as respostas às perguntas mais frequentes

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 07h46 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 15h52

Os cursos técnicos ofertados no Processo Seletivo são presenciais ou a distância?
A maior parte dos cursos técnicos de nível médio (integrados, concomitantes/subsequentes e subsequentes) com vagas abertas serão ofertados na modalidade presencial, nos 11 campi do IFNMG. As exceções são alguns cursos ofertados na forma concomitante/subsequente pela unidade Cead (em Montes Claros) e pelo campus Diamantina (nos polos de Carbonita, Itamarandiba e Presidente Kubitschek).

As atividades dos cursos ofertados na modalidade EAD são majoritariamente a distância, mas há também encontros presenciais para cumprimento de 20% da carga horária dos cursos. Para aprovação, é preciso ter 75% da frequência em todo o curso (incluindo atividades presenciais e a distância).

Qual é o tipo de curso que devo escolher caso eu queira fazer o ensino médio no IFNMG?
Deve ser escolhido um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. Para ingressarem nos cursos técnicos integrados, é necessário que os(as) candidatos(as)  aprovados(as) tenham concluído o ensino fundamental até a data de matrícula. Assim, eles(as) ingressarão no primeiro ano do ensino médio em 2023. Os cursos reúnem os conhecimentos das disciplinas curriculares e a prática profissional, de acordo com o curso técnico escolhido. 

Já fiz parte do ensino médio em outra escola, posso me candidatar a um curso técnico integrado ao ensino médio no IFNMG?
Sim, mas se for aprovado, terá que começar o ensino médio de novo, desde o início do primeiro ano.

E se eu estiver cursando o ensino médio em outra escola, posso me candidatar a um curso técnico no IFNMG?
Sim. Nesse caso o(a) estudante pode tentar um curso na forma concomitante/subsequente, desde que esteja cursando a partir do 2º ano em outra escola (pública ou particular), e continuará o ensino médio normalmente nessa outra escola . No IFNMG, os(as) alunos(as) farão apenas as disciplinas técnicas/profissionalizantes.

Já terminei o ensino médio, posso fazer algum curso no IFNMG?
Sim. Caso já tenha concluído o ensino médio (ou finalize o 3º ano em 2023), o(a) estudante poderá inscrever-se para o presente Processo Seletivo e tentar um curso técnico nas formas  subsequente ou concomitante/subsequente.

Esse(a) estudante também poderá concorrer a uma vaga de curso superior no IFNMG, por meio de outro Processo Seletivo, que terá edital publicado ainda neste semestre. Para tanto, é necessário que tenha feito uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Mèdio) desde 20210 ou que vá fazer o Enem 2022, pois são as notas do Enem que valem para seleção dos(as) candidatos(as). 

Há limite de idade para começar um curso técnico?
Não. As únicas exigências são com relação à escolaridade do(a) candidato(a). Reforçando: para fazer um curso técnico integrado, precisa ter concluído o ensino fundamental; para fazer um curso técnico concomitante/subsequente, precisa estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio em outra escola (pública ou privada) ou já ter concluído o ensino médio; e para um curso técnico subsequente ou um curso superior, é preciso já ter concluído ensino médio.

Posso fazer, ao mesmo tempo, um curso técnico subsequente e um curso superior no IFNMG?
Sim. Caso não haja conflito de horários e o candidato(a) seja aprovado(a) nos dois processos seletivos, sim.

Para concorrer pelo sistema de reserva de vagas (cotas), o(a) candidato(a) deve ter sido aluno(a) de escola pública ao longo de toda a vida escolar?
Para os cursos na forma integrada ao ensino médio: Não se enquadra na categoria de aluno(a) oriundo(a) de escola pública, com direito à reserva de vaga (cota), o(a) candidato(a) que tenha cursado, em algum momento, parte do ensino fundamental em instituições privadas, mesmo que beneficiado(a) por bolsas de estudos (parciais ou integrais)

Para os cursos na forma concomitante e/ou subsequente: Não se enquadra na categoria de aluno(a) oriundos(a) de escola pública, com direito à reserva de vaga (cota) o(a) candidato(a) que tenha cursado, em algum momento, parte do Ensino Médio em instituições privadas, mesmo que beneficiado(a) por bolsas de estudos (parciais ou integrais).

Há ainda outras modalidades de vagas reservadas (cotas), que são para pessoas com deficiência (independentemente do tipo de escola de onde venha) e para egressos de Escolas Família Agrícola (EFA). 

Preciso enviar por e-mail a documentação que comprova a minha opção de reserva de vagas?
Por enquanto, não. Os procedimentos de comprovação dos documentos e informações indicadas na inscrição serão divulgados posteriormente pelos campi.

Tenho mais chance de concorrer por cota ou ampla concorrência?
Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo sistema de reserva de vagas. Ou seja, as vagas pelas cotas não são em menor quantidade que as vagas na ampla concorrência. Elas são “extras”, concedidas após a classificação geral de todos os candidatos pela ampla concorrência.

Não tenho CPF. Posso participar da seleção?
Não. É preciso ter um CPF próprio para preencher o formulário de inscrição. Não pode ser dos pais ou responsáveis.

Não tenho RG. Posso participar da seleção?
No formulário de inscrição há um campo exigindo o "Identidade", mas o campo não é obrigatório. Caso o(a) candidato(a) não tenha RG, pode deixar em branco, assim como os campos "Órgão expedidor" e "Emissor".

Devo lançar as notas de quais matérias/séries no formulário de inscrição?
Não é necessário lançar as notas. O(A) candidato(a) precisará apenas, durante a inscrição, anexar comprovante escolar (histórico, certificado ou declaração, conforme anexo II do edital) que ateste a sua nota nas disciplinas exigidas para o curso escolhido no ato de inscrição, conforme o disposto no Anexo III dos Editais de Processo Seletivo.

O documento comprobatório de desempenho escolar (notas) poderá ser em formato nato digital (documento assinado digitalmente e que se possa auferir sua autenticidade) ou digitalizado, além disso, em ambos os casos, deverá possuir , no máximo, 10 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG, e ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

Os editais preveem a possibilidade de candidatos que concluíram o Ensino Fundamental anteriormente à implementação da Lei 11.274/06, que ampliou a etapa de 8 para 9 anos, participarem em iguais condições aos demais. Prevê, ainda, a possibilidade de participação dos candidatos que concluíram seus ensinos (fundamental e/ou médio) em programas governamentais, tal como o ENCCEJA.

Não consegui na minha escola o histórico escolar. E agora?
Caso não tenha o histórico escolar nem um documento equivalente, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com a escola em que cursou ou cursa o ensino exigido e pedir uma declaração, conforme modelo que consta no Anexo II do edital, com carimbo da escola, notas de cada disciplina e assinatura do representante legal da escola.

Errei ao preencher o cadastro no site de inscrições, é possível alterar meus dados?
A qualquer momento, o(a) candidato(a) poderá alterar os dados pessoais cadastrados no sitema de inscrições (nome, documentos, endereço, e-mail, etc.). Basta acessar a "área do candidato" no site http://www.ibgpconcurso.com.br, com login e senha. Clicar em "dados cadastrais" ou "credenciais" (dependendo do tipo de dado que deseja atualizar), depois em "atualizar dados". Após fazer a alteração das informações, clicar em "salvar alterações".

Errei ao realizar a inscrição, é possível alterar essa inscrição?
Após finalizada a inscrição realizada pelo(a) candidato(a), não será possível realizar alterações referentes a ela. Confira as alternativas do(a) candidato(a) nesse caso:

- se o problema for ERRO no ARQUIVO ANEXADO ao formulário de inscrição (documento que comprova as notas necessárias para a seleção - histórico escolar ou documento equivalente): não será possível excluir o documento errado, mas é possível anexar outro documento e, com isso, cumprir a exigência de comprovação das notas;
- se o(a) candidato(a) tiver escolhido o CURSO ERRADO: pode tentar realizar outra inscrição, para outra opção de curso. Quando do processamento das inscrições, se for verificada a existência de mais de uma inscrição para um mesmo(a) candidato(a), será considerada válida aquela que tiver sido realizada por último. As demais inscrições do(a) candidato(a) nessa situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores;
- se o(a) candidato(a) tiver escolhido o CURSO CERTO, mas ERRADO na hora de escolher o tipo de CONCORRÊNCIA (ampla concorrência ou cotas): nesse caso, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com o IBGP (empresa contratada pelo IFNMG para a realização do concurso), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fiz mais de uma inscrição, o que acontecerá?
Quando do processamento das inscrições, se for verificada a existência de mais de uma inscrição para um mesmo candidato, será considerada válida aquela que tiver sido realizada por último. As demais inscrições do candidato nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores.

Preenchi o formulário e finalizei a inscrição. Como vou acompanhar a situação de minha inscrição?
Ao realizar a inscrição o candidato receberá, pelo e-mail cadastrado, a confirmação de inscrição. Consulte sua caixa de entrada e também o SPAM e a lixeira do seu e-mail cadastrado no ato da inscrição.

É possível, também, consultar a inscrição realizada no site do IBGP (http://www.ibgpconcurso.com.br/). Para isso, o(a) candidato(a) deverá acessar o site do IBGP, com o login e senha cadastrado no momento da inscrição, clicar na "área do candidato" e depois em "meus processos". A situação da inscrição consta como “Pendente” para todos(as) os(as) candidatos(as). Isso é devido a não terem sido analisados, ainda, os documentos (histórico escolar ou documento equivalente). No dia 11/11/2022, será publicado o resultado das inscrições deferidas / indeferidas e com isso não aparecerá mais a situação “Pendente”.

As matrículas serão presenciais?

Os procedimentos, as datas, os horários e os locais para realização das matrículas serão divulgados posteriormente, obedecendo as condições sanitárias de cada município. A publicação dos editais de matrículas, por cada campus, está prevista para acontecer a partir de 28 de novembro de 2022.

Caso ainda esteja com dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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