Portal IFNMG - Sexta edição do Cine Baru abre inscrições para filmes; IFNMG-Campus Arinos é apoiador Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h48 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 08h09

Até o dia 6 de setembro, é possível inscrever filmes para as mostras infantojuvenil e competitiva

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, que tem o apoio do IFNMG-Campus Arinos. O evento recebe curtas-metragens de até 30 minutos até o dia 6 de setembro. As inscrições podem ser feitas em duas categorias: Mostra Sertãozin (infantojuvenil) e Mostra Competitiva Regional. O formulário para inscrição e o edital com todos os requisitos podem ser acessados por meio do site da Mostra.

O CineBaru, que aconteceu de forma online nas duas últimas edições, volta para o formato presencial no distrito de Sagarana, município de Arinos, noroeste de Minas Gerais. A mostra segue com o objetivo de fomentar uma rede de cinema na agenda de festivais nacionais, fortalecendo as pessoas que realizam, moram, produzem e pesquisam nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. O CineBaru busca trazer um olhar sensível para esses territórios e celebrar o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, suas tradições, povos e lutas.

Os idealizadores destacam que se somam ao movimento de combate às desigualdades e dedicam atenção especial a filmes dirigidos por mulheres, negras, negros, indígenas e LGBTQIA+.

Os filmes passam por uma curadoria composta por integrantes da equipe do CineBaru. Os selecionados vão compor a programação da Mostra Sertãozin e da Mostra Competitiva Regional, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro deste ano.

O evento também vai contar com oficinas e rodas de conversas, uma delas a oficina quintal de dona Selenita – Vivência em Quintal Ecológico e terá o apoio do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Campus Arinos. “Em um primeiro momento, faremos o manejo da horta e do pomar, seguindo com uma roda de prosa sobre Agroecologia, Agricultura Familiar, Sementes Crioulas e Conservação da Água - temas de extrema importância na realidade do Sertão Mineiro”, destaca Rhaul de Oliveira, professor do Campus Arinos e integrante da coordenação executiva do evento.

Os egressos do IFNMG-Campus Arinos Roger Rodrigues Martins e João Gabriel Coura de Marins, atualmente estudantes de Cinema e Audiovisual no Instituto Federal de Goiás (IFG), vão compor a curadoria do evento.

Além do IFNMG, o CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema tem outros apoiadores, como SescTV, Cresertão, Rosa e Sertão, Adisc, Prefeitura de Arinos, Etcetera Produções, Comunidade de Sagarana, Instituto Rosáceas e O Caminho do Sertão.

6° CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema
de 13 a 15 de outubro de 2022