Portal IFNMG - Sisu abre inscrições e oferece 40 vagas para licenciatura em Física no IFNMG-Campus Januária; prazo vai até 1º de julho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 07h22 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 07h47

Foi aberto nesta terça-feira, dia 28,e segue até as 23h59 do dia 1º de julho o período de inscrição para a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, pelo site acessounico.mec.gov.br/sisu.

Para se inscrever é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e ter obtido nota superior a zero na prova de redação, desde que não tenha participado do exame na condição de treineiro. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga.

Vagas no IFNMG

Por meio do Sisu, instituições públicas de ensino de todo o país oferecem vagas para cursos superiores com início no 2º semestre letivo de 2022. Entre elas, está o IFNMG, que tem oferta de 40 vagas para o curso de licenciatura em Física do Campus Januária

Metade dessas vagas será destinada a candidatos(as) vindos(as) de escolas públicas (confira quadro abaixo). Dessas, parte é reservada a candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados(as) pretos(as) , pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, há duas vagas reservadas a pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem. O detalhamento da oferta de vagas está no Termo de Adesão do IFNMG ao Sisu 2/2022.

Cronograma

O resultado do Sisu será divulgado em chamada regular única, no dia 6 de julho. O período para matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada regular será de 13 a 18 de julho.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda poderá disputar uma das vagas, por meio da lista de espera do Sisu. O prazo para manifestar interesse em participar dessa etapa será de 6 a 18 de julho. A convocação por meio da lista de espera será a partir de 25 de julho, mas, como essa convocação é feita diretamente pelas instituições de ensino, para saber sobre prazos, horários e procedimentos adotados para a matrícula dos convocados nessa etapa, os candidatos devem acompanhar as informações divulgadas pela instituição indicada por ele na lista de espera do Sisu.