Portal IFNMG - A partir de agora, todos os diplomas de graduação do IFNMG serão digitais, emitidos em até 120 dias após a conclusão do curso Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 14h03 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 16h04

Nesta quarta-feira (04/05), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) emitiu o seu primeiro diploma digital de graduação e inaugurou um novo tempo na instituição: a partir de agora todos os diplomas dos concluintes dos cursos presenciais e a distância de graduação do Instituto serão digitais, emitidos no prazo máximo de até 120 dias após a colação de grau e disponibilizados no Sistema Acadêmico Cajuí. Os formandos poderão acessar o diploma, o histórico e a documentação acadêmica, sem precisar fazer qualquer solicitação.

Esse novo formato de expedição é exigido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover a modernização tecnológica do processo, a confiabilidade dos documentos e a segurança dos dados pessoais dos estudantes, conforme normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O diploma digital possui a mesma validade jurídica que o diploma físico e elimina a necessidade da emissão da segunda via decorrente de perda, extravio ou dano físico do papel, e da autenticação em cartório de cópias, uma vez que o novo diploma é um documento nato-digital.

Os diplomas dos concluintes dos cursos técnicos e de pós-graduação continuarão a ser impressos. O IFNMG aguarda deliberação específica do MEC para buscar viabilizar o diploma digital para todos os níveis de ensino.

Implementação

Capitaneado pela Pró-Reitoria de Ensino, o Diploma Digital foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Desenvolvimento de Módulos para o Sistema Cajuí - IFNMG, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC) e sob a coordenação do servidor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, Henrique Rodrigues Luz. A implementação também contou com a adesão junto aos serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

Segundo a Coordenadora de Registro da Reitoria, Karine Andrade, “o desenvolvimento e a implementação de todo o sistema que executa o diploma digital pelo IFNMG deixa claro o comprometimento institucional com a inovação tecnológica e com a gestão de processos,  na busca por eficiência administrativa e melhoria contínua, garantindo validade e segurança jurídica dos procedimentos adotados”.

O professor Roberto Marques, Diretor do Departamento de Ensino Superior, ressalta que esta é a primeira entrega de um grande pacote de inovações tecnológicas previstos para a instituição, que possibilita a informatização dos processos de gestão, modernizando, otimizando e interligando diversos setores, para o melhor atendimento dos servidores, discentes e comunidade.

O Pró-reitor de Ensino Ricardo Cardozo afirma que “o Diploma Digital irá prestar um melhor atendimento à nossa comunidade ao trazer agilidade na entrega dos diplomas e otimizará os trabalhos das Coordenações/Coordenadoria/Núcleo de Registro Acadêmico das unidades do IFNMG, assim como  economicidade para a nossa Instituição”.

Histórico

O primeiro diploma digital de graduação emitido pelo IFNMG foi conferido ao estudante Vicente Izael, do curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação à Distância - CEAD.

Desde a data de criação do IFNMG, em 29 de dezembro de 2008, já foram emitidos mais de 2.600 diplomas de graduação em papel, todos assinados manualmente. Com a inovação do diploma digital, a assinatura passará a ser digital com certificado de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e carimbo de tempo. E não serão mais emitidos diplomas impressos.

Para conhecer mais sobre o projeto Diploma Digital do MEC clique aqui.

diploma digital

Imagem da capa do primeiro diploma digital emitido pelo IFNMG