Portal IFNMG - IFNMG coordena ação extensionista em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 08h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 16h04
Estudantes e docentes do curso técnico em enfermagem dos campi Januária e Almenara em ação na Feira do Major Prates
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promoveu, no último final de semana, o projeto “Hipertensão: quem se cuida vive mais!”, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. As ações foram realizadas em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina (LACARD), das Faculdades Unidades do Norte de Minas Gerais, Polícia Militar, 55º Batalhão do Exército de Montes Claros e os campi Januária e Almenara do IFNMG.

No sábado, dia 23/04, 17 estudantes do curso técnico em Enfermagem dos campi Januária e Almenara, acompanhados das docentes Karla Jaciara Damasceno de Abreu, do Campus Januária, e Mariana Xavier de Souza, do Campus Almenara, participaram de uma capacitação realizada na Reitoria do IFNMG. Durante a capacitação foram ofertadas quatro palestras com médicos e enfermeiros e foram abordados os seguintes temas: hipertensão arterial sistêmica; crise hipertensiva; urgência na prática; hipertensão arterial na Atenção Primária e orientações sobre a “ação na praça”. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de participarem de capacitação virtual entre os dias 18/04 e 22/04.

No domingo pela manhã, toda a equipe compareceu à Feira do Major Prates, em Montes Claros, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e do tratamento adequado. Centenas de pessoas foram atendidas com aferição de pressão arterial, estratificação de risco cardiovascular, cálculo do índice de massa corporal e orientações sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis, dos sinais de risco e do manejo da HAS.

A HAS é considerada uma enfermidade silenciosa que, com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e bem estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, o acidente vascular cerebral e a insuficiência renal.

Experiências

Além da ação em saúde propriamente dita, os estudantes do curso Técnico em Enfermagem vivenciaram novas experiências. Segundo Thatiane Lopes, representante da PROEXC e coordenadora do projeto “as ações extensionistas são de suma importância para os alunos, pois além de complementar o currículo do curso, oportuniza vivências, experiências e realidades bem diferentes daquelas as quais são encontradas na sala de aula”.

A professora Karla Jaciara avaliou que “a ação permitiu aos alunos ampliar o olhar para uma formação cidadã e humana”. A professora Mariana Xavier ressaltou a “importância do estreitamento das relações com a comunidade para o desenvolvimento de práticas educativas fora e dentro das instituições prestadoras de saúde”.

Segundo a aluna Letícia Mendes Rocha “a viagem foi uma experiência incrível, pois além de nos permitir adquirir mais conhecimentos sobre um assunto tão presente no dia a dia da nossa profissão, nos permitiu também ajudar tantas pessoas a respeito de uma doença que muitas vezes é passada despercebida”. O aluno Matos Além Ribeiro lembrou da importância dessas ações para a consolidação dos conteúdos trabalhados em sala de aula: “podemos aprimorar nossos conhecimentos e colocar em prática os ensinamentos adquiridos no decorrer do curso, capacitando-nos ainda mais no exercício da nossa profissão enquanto competentes profissionais da saúde.”

“Gratidão é o que nós, acadêmicos do curso técnico de enfermagem, expressamos diante dessa ação educativa, que nos proporcionou diversas formas de aprendizado além da aquisição de conhecimentos grandiosos que levaremos na nossa bagagem acadêmica”, declarou o aluno Bruno Santos Pereira.

WhatsApp Image 2022 04 25 at 14.04.18

Equipe realizando atendimentos na Feira do Major Prates, em Montes Claros-MG

WhatsApp Image 2022 04 25 at 14.09.54

Estudantes participaram de capacitação na Reitoria do IFNMG

Confira mais fotos no Instagram do IFNMG.