Portal IFNMG - Nova postagem do blog Partilha que Vale reflete sobre uso das tecnologias digitais na educação após retorno presencial Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Nova postagem do blog Partilha que Vale reflete sobre uso das tecnologias digitais na educação após retorno presencial

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 10h50 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 10h52
imagem sem descrição.

Após alguns meses de intervalo, o blog “Partilha que vale”, do Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas (Geppe) do IFNMG, voltou a postar novo conteúdo, mantendo a proposta de contribuir com análises e reflexões sobre o fenômeno educacional a partir das mudanças nas relações de sociabilidade decorrentes da pandemia da covid-19.

O texto que acaba de ser publicado, “Adeus ensino remoto! Adeus tecnologias digitais na educação?”, é de autoria da professora Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, do IFNMG-Campus Januária. O título da nova postagem parafrasea o título de uma palestra proferida em 1996 pelo  educador e escritor  José Carlos Libâneo e que virou capítulo de livro: “Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente”.

É daquele ano que Iza Manuella parte para traçar uma linha histórica e reflexiva, que passa pelo início da pandemia da covid-19, decretada em 2020, e chega a 2022, com o retorno ao ensino presencial. Uma reflexão sobre o legado do uso massivo, e repentinamente imposto, das tecnologias na educação, que, agora, confrontam-se com aspectos do “antigo” normal, como os espaços físicos (salas de aula) tradicionalmente centrados na figura do professor, por exemplo. “Como se apropriar dos conhecimentos e práticas que adquirimos no contexto do ensino remoto, especialmente quanto ao uso das tecnologias digitais da educação?”, é um dos questionamentos da professora do IFNMG.

No texto, Iza Manuella reflete, também, sobre o papel da competência técnica dos professores no contexto atual, como elemento de mediação do processo educacional, tendo em vista o cumprimento da função política da escola, de seu compromisso com a transformação social.

O blog

O Geppe surgiu a partir de inquietações de professores/pesquisadores do IFNMG sobre a necessidade de se refletir acerca do fenômeno educacional, principalmente, a partir das mudanças decorrentes da pandemia. Entre as ações propostas pelo Geppe, estava a criação do blog Partilha que Vale, como instrumento de divulgação das reflexões, análises e inquietações.

Lançado em maio de 2021, o blog reúne textos de professores de diferentes campi do Instituto. E não apenas os integrantes do Geppe podem contribuir, todos os servidores do IFNMG estão convidados a enviar suas “partilhas” de vivências, experiências e inquietações pedagógicas.

O blog é ilustrado por uma produção do artista e professor de artes do IFNMG-Campus Araçuaí, professor Ernani Calazans, de um sol sobre a montanha e um rio onde navegam pescadores e lavadeiras, dialogando com a ideia dos “Vales”, subentendida no título do blog.

Além da referência aos vales que banham a área de abrangência do IFNMG - Jequitinhonha, Mucuri, São Francisco e Urucuia – o nome do blog também traz a ideia de que partilhar vale a pena, a partilha numa perspectiva de criação de uma rede de solidariedade pedagógica, de intercâmbio de formações, informações e experiências de práticas pedagógicas inovadoras.

Fim do conteúdo da página