Portal IFNMG - Viagem de dirigentes a Portugal abre portas para o IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Viagem de dirigentes a Portugal abre portas para o IFNMG

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 08h30 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 08h30
imagem sem descrição.

Após uma semana de agenda intensa em Portugal, a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Nobre, e o pró-reitor de ensino, professor Ricardo Cardozo, voltam ao Brasil neste sábado, 9 de abril, com diversas possibilidades e contatos para desenvolver parcerias do IFNMG com instituições de ensino portuguesas, em especial com os Institutos Politécnicos.

Mobilidade física e virtual de servidores e estudantes, organização conjunta de eventos científicos internacionais, implementação de novas metodologias de ensino já em prática em Portugal e troca de orientações e participações em bancas são algumas dessas possibilidades cujos diálogos já se iniciaram, especialmente para os servidores e estudantes cursos de graduação, que são os que são ofertados pelos Institutos Politécnicos.

reitora acordoSegundo a reitora do IFNMG, há caminhos possíveis para todas áreas do conhecimento existentes no Instituto, dada a diversidade de atuação dos Institutos Politécnicos. “Os representantes das instituições portuguesas demonstraram enorme interesse em desenvolver ações conjuntas com os Institutos Federais e com a Rede Federal, que aliás é muito respeitada por sua potência e seu alcance. Há a dificuldade orçamentária, mas parcerias, alternativas e políticas específicas para internacionalização poderão ser construídas para possibilitar as oportunidades para a nossa comunidade”, disse a professora Joaquina, que destacou que foram criadas ou reforçadas relações institucionais com vários Institutos, incluindo os de Bragança, Guarda, Santarém e Portalegre, com os quais o IFNMG já possui acordos formalizados. E um novo acordo de cooperação já foi assinado com o Instituto Politécnico do Porto (foto).

Agenda

seminario luso brasileiroJunto com os demais dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os representantes do IFNMG participaram, de 4 a 6 de abril, do I Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior (foto) e, nos dias 7 e 8, visitaram os Institutos Politécnicos da Guarda e do Porto.

Durante o Seminário, realizado em Bragança, o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP) firmaram uma série de compromissos para o fortalecimento dos trabalhos das duas instituições, além de apresentarem projetos e potencialidades das ações. Vários destaques foram dados aos itinerários formativos inovadores, aos movimentos de dupla diplomação, projetos de mobilidade, relações de fronteira, e o aprofundamento das relações Brasil-Portugal.

O pró-reitor de ensino do IFNMG falou sobre processos de inovação formativa, empreendedorismo e formação de professores para educação profissional durante a primeira mesa de discussão. “Muito se falou nos debates de como está sendo pensado e desenhado o presente e o futuro do ensino superior no mundo, bastante distinto da forma tradicional a que estamos acostumados. Felizmente, o IFNMG está na vanguarda da Rede Federal, já trabalhando intensamente com metodologias ativas e com toda uma ressignificação das práticas didático-pedagógicas”, disse Ricardo.

joaquina e ricardo

Reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, e pró-reitor de ensino, Ricardo Cardozo, visitaram o Instituto Politécnico do Porto

ipg

Reunião no Instituto Politécnico da Guarda