Portal IFNMG - Catálogo fotográfico com registro de aves do entorno do Campus Arinos será distribuído a escolas públicas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Catálogo fotográfico com registro de aves do entorno do Campus Arinos será distribuído a escolas públicas

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 08h56 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 10h14

professor Francisco

O projeto de extensão “Meu cerrado de asas e flores: observação e registro fotográfico no Campus Arinos" lançou neste mês de março um catálogo com registro de mais de cem aves da região. Coordenado pelo professor Francisco Bezerra (foto) e apoiado pelas professoras Ana Amélia dos Santos Cordeiro e Elza Cristiny Carneiro Batista, com a participação dos alunos bolsistas Saulo Esdras de Matos Carneiro e Flávio Lucrécio da Silva Borges, o projeto teve como objetivo incentivar a observação de aves e a preservação do cerrado e sua biodiversidade.

De acordo com o coordenador do projeto, “as fotos foram feitas no período de um ano em diferentes momentos e durante todo o processo as imagens foram postadas no perfil do Instagram @passarinheiro_do_urucuia e nas plataformas de ciência cidadã Wikiaves e Ebird”. Além disso, os envolvidos no projeto montaram um banco de dados com seleção de fotos e informações de identificação das aves, como nome comum e científico e local do registro.

Mais de 200 espécies de aves foram registradas e para a produção do catálogo foram escolhidas 105. “O catálogo conta com 33 páginas e foi diagramado e organizado pelos alunos bolsistas. Os recursos para impressão vieram dos próprios professores envolvidos no projeto”, destacou Francisco.

Foram impressos cem exemplares do catálogo, que será distribuído a todas as bibliotecas das escolas de ensino fundamental e médio de Arinos, além das bibliotecas dos campi do IFNMG. “Com a divulgação desse catálogo, esperamos que a comunidade compreenda que a presença das aves é também resultado das nossas ações e escolhas em nosso ambiente”, comentou o coordenador.

Para estimular ainda mais a divulgação do trabalho, os envolvidos no projeto lançaram uma promoção: um exemplar será sorteado entre aqueles que seguirem o perfil @passarinheiro_do_urucuia e comentarem a postagem sobre o catálogo, até o dia 1º de abril. O livro será enviado para qualquer lugar do Brasil em que o ganhador estiver. 

O projeto terá continuidade como forma de aumentar a área de observação e identificação das espécies de aves da região. "Pretendemos, assim, contribuir com informações sobre os pássaros que existem no Noroeste de Minas e, muita vezes, são desconhecidos”, esclareceu Francisco Bezerra.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos

Fim do conteúdo da página