Portal IFNMG - 18 pesquisadores do IFNMG de diferentes áreas receberão apoio para o desenvolvimento de pesquisas na instituição Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

18 pesquisadores do IFNMG de diferentes áreas receberão apoio para o desenvolvimento de pesquisas na instituição

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 16h41 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 16h41

A partir deste mês, 18 pesquisadores de nove unidades do IFNMG passam a receber bolsa pesquisador do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa para continuidade, aprofundamento e conclusão de projetos de pesquisa e inovação de alto impacto que estão desenvolvendo na instituição. Os projetos, selecionados a partir do Edital nº 245, refletem a multidisciplinaridade do IFNMG e dos projetos de pesquisas, com trabalhos das áreas de Educação,  Agronomia, Geografia, Química, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciência da Computação, Administração e Engenharias.

O resultado final dos aprovados, com o nome dos pesquisadores e título do projeto pode ser acessado no final da matéria ou neste link. No total, foram contemplados 9 servidores na demanda universal e outros 9 servidores divididos pelos campi Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, CEAD/Reitoria, Salinas e Teófilo Otoni.

O Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa, uma iniciativa da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), visa distinguir e valorizar o trabalho e a produção técnico-científica de quem faz pesquisa de qualidade no IFNMG. Sendo uma ação em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC) e oriunda de um projeto recomendado pelo Colégio de Dirigentes do IFNMG e aprovado pelo Conselho Superior do IFNMG, o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Prof. Gustavo Henrique Silva de Souza, destaca que o objetivo não é apenas incentivar a produção em si, mas promover produção de alto impacto a partir de pesquisas desenvolvidas na área de abrangência do Instituto. “O Programa é focado no apoio à produção técnico-científica originada exclusivamente de projetos realizados dentro do IFNMG, em grande parte com apoio de outros pesquisadores da instituição e nossos estudantes de iniciação científica”, disse Gustavo.

Os pesquisadores contemplados com a bolsa pesquisador deverão, em um prazo máximo de até 24 meses após o início da vigência, obrigatoriamente, apresentar ao IFNMG, pelo menos, uma das seguintes contrapartidas: artigo publicado em revista científica (extrato mínimo Qualis B3), registro de software ou de registro de patente.

Multidisciplinaridade

Para se ter uma ideia da multidisciplinaridade dos projetos contemplados, o primeiro colocado na demanda universal é um professor da área de Filosofia, Alex Lara Martins, do Campus Pirapora, que estuda e compara formas de ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, identificando subsídios para a rediscussão e redefinição de políticas educacionais de acesso mais adequadas ao ensino profissionalizante. “Nesse contexto de corte de recursos para a pesquisa, essa bolsa tem função motivadora, além de ajudar com a aquisição de material bibliográfico e com serviços de revisão e tradução para possíveis publicações. Ao motivar o docente a propor pesquisas, a PROPPI nos ajuda a efetivar os propósitos da própria instituição”, diz o professor.

Também, entre os primeiros colocados da demanda universal está um projeto que utiliza um modelo de análise espaço-temporal para correlacionar o desempenho escolar de estudantes do IFNMG - Campus Salinas com o deslocamento entre a residência e o campus. O responsável é o professor da área de Geografia do Campus Salinas, Leonardo Luiz Silveira, que irá utilizar o tempo do financiamento da pesquisa para coleta dos dados, representação gráfica e análise crítica. “Para além da materialidade da bolsa, o incentivo também tem importância simbólica de reconhecer estudos realizados no âmbito do IFNMG”, destaca o professor.

Outras ações

A bolsa de produtividade é uma das várias ações que vêm sendo colocadas em prática no sentido de fortalecer as bases acadêmico-científicas do IFNMG, com alinhamento ao catálogo de metas e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Dentre essas ações, o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Prof. Gustavo Souza, destaca: apoio aos laboratórios, consolidação da pós-graduação, incentivo à atuação de mais estudantes nos projetos de pesquisa, aproximação da instituição e dos  pesquisadores à Fundação de Apoio e promoção de uma cultura de inovação mais contundente e próxima ao setor produtivo.

Resultado final do Edital nº 245

Demanda Universal

Servidor(a)

Campus

Área

Título do Projeto

Alex Lara Martins

Pirapora

Educação

Formas de Admissão nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2020-2021)

José Maria Gomes Neves

Almenara

Agronomia

Análises físicas e fisiológicas da variabilidade genética de sementes feijãocaupi cultivadas no semiárido mineiro 

Leonardo Luiz Silveira Silva

Salinas

Geografia

A Relevância da Time Geography para a Compreensão dos Fatos Sociais e Educacionais

Roberta Pereira Matos

Almenara

Química

Análise da Qualidade da Água de Nascentes e Poços em Propriedades Rurais da Cidade de Almenara - MG

Mariana Mapelli de Paiva

Almenara

Saúde Coletiva

Saúde mental dos discentes do curso técnico em enfermagem: análise do período pandêmico

Filipe Vieira Santos de Abreu

Salinas

Ciências Biológicas

Análise da presença e persistência do SARS-CoV-2 em águas de superfície e ictiofauna da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jequitinhonha, MG

Ednilton Moreira Gama

Almenara

Química

Sorventes naturais para metais e metalóides visando a descontaminação de ambientes aquáticos no Baixo Jequitinhonha

Wagner Azis Garcia de Araújo

Teófilo Otoni

Zootecnia

Extratos herbais e butirato de cálcio para poedeiras no ciclo final de postura

Vico Mendes Pereira Lima

Almenara

Engenharia Agrícola / Conservação do Solo e Água

Consumo de água por eucaliptais no Vale do Jequitinhonha - MG

 

Campus Almenara

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Valdete Maria Gonçalves de Almeida

Ciência da Computação

Luanda: uma estratégia para aprimorar o ensino em escolas técnicas de tecnologias digitais

 

Campus Arinos

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Ronan Aparecido Valadares Santana

Ciências Exatas e da Terra

Desenvolvimento de Sistema Inteligente de Controle de Qualidade no Processamento de Frutos do Cerrado da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária – COPABASE

 

Campus Januária

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Rogério Mendes Murta

Zootecnia

Nova Tecnologia em Dietas de Bovinos em Sistema de Confinamento sem o uso de Volumoso

 

Campus Montes Claros

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Thalles de Assis Cardoso Gonçalves

Engenharias

Avaliação do Tratamento do Lodo da Ete da Novo Nordisk via Biodigestão Anaeróbia

 

Campus Pirapora

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Marcelo de Miranda Lacerda

Educação

A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Letramento e Emancipação Digital e Cidadã na EPT 

 

Campus Avançado Porteirinha

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Marcos Vinicios de Souza

Engenharias

Efeito do campo de indução magnética anisotrópico sobre o desenvolvimento de vegetais.

 

CEAD/Reitoria

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

João Leandro Cássio de Oliveira

Administração

O Papel da Valoração no Contexto da Transferência de Tecnologia

 

Campus Salinas

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Bruna Castro Porto

Ciências Agrárias

Elaboração de Requeijão Moreno por Processo Semimecanizado

 

Campus Teófilo Otoni

Servidor(a)

Área

Título do Projeto

Yuri Bento Marques

Informática

A abordagem dos Dicionários Semânticos de Dados para acelerar a publicação de dados abertos em Institutos Federais

Fim do conteúdo da página