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Em evento online nesta segunda, dia 7, IFNMG lança Política de Comunicação, incluindo versão em audiobook

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 09h51 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 08h38

O IFNMG realiza na próxima segunda-feira, 7 de março, às 17 horas, o lançamento de sua Política de Comunicação, incluindo a versão em audiobook. O evento contará com a presença da reitora do Instituto, professor Joaquina Nobre, e do consultor externo que auxiliou na produção do documento, o professor sênior da Universidade de São Paulo Wilson da Costa Bueno. No formato online, o evento será transmitido pelo youtube.com/IFNMG.

A Política de Comunicação traz um conjunto de diretrizes, posturas, ações, estratégias e produtos de comunicação que objetivam orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma organização com os seus diversos públicos. O documento foi construído a partir de discussões realizadas em reuniões temáticas da comissão responsável, coordenada pelo Departamento de Comunicação e integrada por representantes de todos campi, diretorias e pró-reitorias, por representantes discentes e pelo consultor externo. Wilson Bueno trabalha com criação de Políticas de Comunicação em instituições públicas há mais de 30 anos, tendo conduzido o processo em outros seis Institutos Federais nos últimos anos. O documento passou por um período de consulta pública, em que foi disponibilizado para sugestões e comentários de toda a comunidade, e, em dezembro de 2021, foi aprovado pelo Conselho Superior do IFNMG (Resolução Consup nº 208/2021). 

O documento traz 14 capítulos temáticos: 

Capítulo 1 - Os públicos estratégicos
Capítulo 2 - A comunicação com os públicos externos
Capítulo 3 - A comunicação com os públicos internos
Capítulo 4 - Relacionamento com a mídia
Capítulo 5 - Canais de relacionamento com os públicos estratégicos
Capítulo 6 - A comunicação nas mídias sociais
Capítulo 7 - A comunicação das campanhas de ingresso
Capítulo 8 - A comunicação da extensão
Capítulo 9 - A divulgação dos projetos de pesquisa e de inovação
Capítulo 10 - A realização de eventos institucionais
Capítulo 11 - A comunicação para acessibilidade, inclusão e diversidade
Capítulo 12 - A gestão da comunicação em situações de crise
Capítulo 13 - A gestão da marca
Capítulo 14 - A gestão da comunicação

Pioneirismo

Merece destaque o capítulo do documento dedicado à comunicação para acessibilidade, inclusão e diversidade, uma iniciativa pioneira entre as políticas de comunicação de instituições brasileiras, segundo o professor Wilson Bueno. Na esteira desse pioneirismo, que reflete uma opção clara do Instituto em ampliar o alcance de suas ações de comunicação para todos os públicos e, principalmente, para possíveis beneficiários dos serviços oferecidos à população, a Política de Comunicação será lançada na versão de audiobook. 

O audiobook, que facilitará o acesso ao conteúdo da Política de Comunicação a pessoas cegas ou com baixa visão, foi gravado pela reitora Joaquina Nobre e por servidores do Departamento de Comunicação. A diagramação da versão escrita do documento também foi pensada para facilitar o acesso a quem optar por fazer a leitura utilizando leitores de tela. Todo esse trabalho foi orientado por profissionais do IFNMG que trabalham com atendimento a pessoas com necessidades específicas.

Ainda com foco na acessibilidade e inclusão, o evento de lançamento da Política contará com interpretação em Libras.

 

Mais informações sobre a Política de Comunicação do IFNMG estão disponíveis em:
 www.ifnmg.edu.br/politicadecomunicacao

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