Equipes da Assistência Estudantil do IFNMG participam de treinamento para uso de sistema de gestão integrado ao CAJUÍ
Os servidores e as servidoras das equipes de Assistência Estudantil do IFNMG reuniram-se no Campus Montes Claros, nos dias 17 e 18 de fevereiro para participarem de treinamento para utilização de sistema de gestão dos editais de assistência estudantil. O treinamento foi ministrado pelo professor Caribe Zampirolli, que liderou a equipe composta por sete discentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros, que atuaram como bolsistas do projeto ao longo de três anos. Durante o treinamento foram apresentadas às equipes as funcionalidades do sistema em diferentes perfis de acesso: comissão, assistente social e discentes.
O professor Caribe destacou que o fato de o sistema estar integrado à base de dados do Sistema Acadêmico CAJUÍ facilita o desenvolvimento das funcionalidades, uma vez que grande parte das informações relativas aos discentes contemplados podem ser integradas. Para além da integração, o sistema foi elaborado de forma a contemplar a operacionalização já executada pelas equipes de assistência estudantil em diferentes etapas e critérios.
Durante o treinamento as equipes puderam simular diferentes papéis no sistema, o que proporcionou uma visão mais ampla do processo informatizado, na posição de gestores e também no papel de discente inscrito para seleção dos auxílios permanência 1, 2 e 3. O momento serviu também para que a equipe desenvolvedora do sistema pudesse identificar a necessidade de novas funcionalidades apontadas pelos gestores e assistentes sociais.
A expectativa é que o sistema seja implantado nas 11 unidades do IFNMG, tornando assim mais dinâmico o processo de seleção, classificação e pagamento dos auxílios. O Módulo de gestão da Assistência Estudantil também fornecerá dados mais precisos sobre o perfil dos discentes atendidos pela Assistência Estudantil, oportunizando assim melhor direcionamento dos recursos além de ações pontuais para diminuição da evasão escolar, por exemplo.
O Sistema para gestão da assistência estudantil teve financiamento inicial por parte da Reitoria e do Campus Montes Claros e, em um segundo momento, foi custeado por todos os campi no IFNMG no entendimento de que esse avanço institucional aprimorará sensivelmente a prestação de serviço e a qualidade do trabalho das equipes de Assistência Estudantil.
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