Portal IFNMG - Projetos de inovação do IFNMG contemplados em chamada da Setec/MEC preparam equipes para oficinas 4.0 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 12h05 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 09h52
imagem sem descrição.

As equipes dos cinco projetos de inovação do IFNMG contemplados pela chamada pública de projetos para apoio à implementação das oficinas 4.0, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Edital nº 67/2021), preparam-se para iniciar as oficinas em 1º de março.

Os projetos contemplados são: Fortalecendo a cultura de doação através de tecnologias digitais, do Campus Januária; Small Smart Farm: uma aplicação de inovação aberta na produção rural no Vale do Jequitinhonha com foco na Economia 4.0, do Campus Araçuaí; Inspeção de hidráulica por vibração mecânica e Desenvolvimento e fabricação de um sistema posicionador para radioterapia mamária, do Campus Montes Claros; e Robótica e gamificação nas escolas públicas de Teófilo Otoni, do Campus Teófilo Otoni.

No total, a chamada pública selecionou 77 projetos de inovação inscritos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Cada proposta contará com recursos da ordem de R$ 25 mil para a concessão de bolsas de pesquisa às equipes envolvidas, ao longo de dez meses. Além do professor orientador, também integram as equipes, como bolsistas, estudantes de pós-graduação, graduação e nível médio de cada instituição, além de professores voluntários.

As equipes receberão capacitação por meio das oficinas 4.0, um programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver em estudantes do ensino médio técnico e de graduação e pós-graduação as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da economia 4.0.

A economia 4.0, por sua vez, pode ser entendida com a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da economia.

As oficinas

As oficinas a serem ofertadas serão abrangentes e diversificadas o suficiente para a abordagem de diferentes desafios da economia 4.0, e a oferta poderá variar em função da temática de cada projeto. Alguns exemplos são Pensamento computacional, Robótica Arduino, Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, Modelagem 3D e Empreendedorismo e inovação.

As oficinas serão ministradas de forma remota por uma plataforma de educação a distância específica pelo Instituto Federal do Espírito Santos (IFES), parceiro da Setec/MEC no programa. As atividades práticas das oficinas serão realizadas em conjunto com toda a equipe nos laboratórios dos respectivos campi e de forma paralela ao desenvolvimento do projeto proposto.

Demandas reais

Ao longo dos dez meses, em atividades de capacitação e pesquisa aplicada, os participantes das oficinas 4.0 passarão por experiências que demandam a superação dos desafios tecnológicos reais enfrentados pelo setor produtivo. As demandas específicas a serem respondidas por cada equipe, e que correspondem à situação-problema dos respectivos projetos de inovação, foram apresentadas, previamente, pelas empresas e entidades da sociedade civil parceiras de cada projeto.

Alunos de outras escolas públicas parceiras dos projetos também poderão beneficiar-se do impacto social dessas propostas. Em uma fase posterior dos projetos, as equipes repassarão parte do que vivenciarem e aprenderem por meio de oficinas a serem ofertadas nessas escolas públicas, sejam relacionadas à economia 4.0 ou ao tema do projeto de inovação desenvolvido.

Projetos de inovação do IFNMG

Projeto: Fortalecendo a cultura de doação através de tecnologias digitais
Professora coordenadora/área: Cleiane Gonçalves Oliveira/Informática
Campus: Januária