Portal IFNMG - Doutorando da UFPE, servidor do IFNMG é aceito como pesquisador visitante na Universidade de Stanford (EUA) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 09h57 | Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2022, 10h53

RogerioO servidor do IFNMG Rogério Luiz Cardoso, que é doutorando em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi aceito pelo programa Visiting Student Researcher do Lemann Center, vinculado à Universidade de Stanford, no coração do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O Lemann Center desenvolve pesquisas sobre o contexto do sistema educacional brasileiro, reunindo os principais pesquisadores de educação do mundo.

Rogério é graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e trabalha como Analista de Tecnologia da Informação da Reitoria do IFNMG.

Em sua pesquisa de doutorado, orientada pelo professor Paulo Adeodato (que já esteve como professor visitante no Lemann Center, em 2017) e coorientada pelo professor da UFRPE Kellyton Brito, Rogério utiliza mineração de dados e aprendizagem de máquina para avaliar exames educacionais de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O objetivo é prover uma análise temporal visando identificar mudanças na relevância de variáveis na performance escolar ao longo dos anos, como forma de auxiliar na validação de políticas públicas.

A investigação é um desdobramento do seu mestrado profissional em Ciência da Computação, concluído em 2018 no CIn, intitulado “Modelo de análise e predição do desempenho dos alunos dos Institutos Federais de Educação usando o Enem como indicador de qualidade escolar”.

Internacionalização

Para Rogério, o perfil da formação no Centro de Informática da UFPE foi fundamental para a conquista de sua primeira experiência no exterior. “O CIn sempre tem em sua cultura a internacionalização. Isso de certa forma nos encoraja a buscar cooperações externas. Outro fator importante é a recente interdisciplinaridade que envolve nossos programas, o que nos possibilita explorar contribuições na computação que possam servir para outros domínios de conhecimento”, afirma o estudante. A experiência no Lemann Center será de três meses e a expctativa é que a viagem aconteça em setembro deste ano.

A possibilidade de vivenciar um ambiente de compartilhamento de conhecimento que ultrapassa fronteiras é outro fator de entusiasmo. “Interagir com uma rede de pesquisadores de uma das maiores universidades do mundo nos traz muitas expectativas. Espero que além de poder desenvolver minhas questões de pesquisas, auxiliar na discussão e entendimento de outros trabalhos. Quero aproveitar o máximo para desenvolver minhas habilidades como pesquisador e o entendimento sobre os desafios da educação brasileira”, complementa.

Apoio do IFNMG

Outro fator que também vêm contribuindo para a formação e a carreira de Rogério como pesquisador são as oportunidades que o IFNMG oferece aos servidores que ingressam em programas de pós-graduação stricto sensu. Desde que iniciou o mestrado, em 2019, Rogério está afastado de suas atividades na Reitoria para dedicar-se integralmente ao doutorado. “Não tenho dúvidas que a oportunidade do afastamento, que nos permite dedicar com exclusividade a nossa formação acadêmica, é fundamental para conseguirmos aprofundar em nossas questões de pesquisas e aproveitarmos oportunidades como essa”, afirma.

Além disso, como cursa o doutorado no Recife, ou seja, fora do município onde está lotado, ele conseguiu uma bolsa do Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores (PBQS) do IFNMG. “O PBQS é uma das políticas mais interessantes da nossa Instituição em relação aos servidores. Ela cobre gastos importantes durante a formação, é democrática e ainda serve como um mecanismo que nos motiva. Afinal, é a Instituição dizendo que apoia nossa formação e espera um retorno”, comenta Rogério.

Fonte: Adaptado de www.portal.cin.ufpe.br