Portal IFNMG - Ações de transparência visam aproximar a Diretoria de Desenvolvimento Institucional da comunidade acadêmica e de toda a sociedade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 09h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 18h01

Intro Materia DDI

Servidores, estudantes e população em geral já podem visitar a nova página da DDI. Clique na imagem para acessar o conteúdo

A página da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) no Portal IFNMG foi reestruturada para disponibilizar à comunidade acadêmica e à sociedade informações, documentos, ações, projetos, métodos e processos de competência da Diretoria. Com essa mesma finalidade, também foi lançada a primeira edição do informativo mensal “Por Dentro da DDI”.

“O objetivo é contribuir para que servidores, estudantes e população em geral tenham um conhecimento cada vez mais amplo e preciso acerca das atribuições da Diretoria de Desenvolvimento Institucional e da Procuradoria Educacional Institucional. Com a apropriação desse conhecimento, a DDI pode atender com mais eficiência às demandas da comunidade acadêmica, cumprindo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e fortalecendo o seu planejamento estratégico”, explica a diretora de Desenvolvimento Institucional, Andreia Pereira.

Fortalecimento institucional

As ações implementadas cumprem, ainda, as determinações do Decreto n° 9.739, de 28 de março de 2019, que estabelece medidas de eficiência organizacional. Em seu artigo 23, são listadas, entre outras, as seguintes competências relacionada ao desenvolvimento institucional: “elaborar e rever periodicamente os documentos normativos necessários para o funcionamento das atividades de organização e inovação institucional, conforme os padrões e a orientação estabelecidos; organizar e divulgar informações sobre estrutura regimental, estatuto, normas, rotinas, manuais de orientação, regimentos internos, instruções e procedimentos operacionais”.

A DDI é uma unidade administrativa que lida, cotidianamente, com informações técnicas, legislações e sistemas destinados ao cumprimento da missão institucional do IFNMG. “Por isso, é responsabilidade também da DDI tornar-se cada vez mais compreendida e acessível para atender a todos que demandam seus serviços e aos servidores – de todas as unidades e campi do Instituto –, que dependem da DDI para a execução de tarefas”, pontua a diretora da unidade.

Tanto o informativo quanto a nova página são produtos comunicacionais que, segundo a DDI, inicialmente cumprem a legislação. O decreto prevê, inclusive, a elaboração de planos de formação, desenvolvimento e treinamento que abordem temáticas vinculadas à organização e à inovação institucional no âmbito do desenvolvimento institucional. A diretora da DDI, por fim, destaca: “Outras ferramentas podem ser ainda incorporadas, e estamos trabalhando para aperfeiçoar, progressivamente, as disposições do decreto, que, embora sejam normativas, são realmente importantes e necessárias. Quem ganha com isso é o estudante, o servidor, o IFNMG e toda a sociedade”.

ddi foto do boletim

Informativo reunirá informações sobre as ações em andamento na DDI e dados que
mostram a evolução e a força do IFNMG. Clique na imagem para acessar  a íntegra do boletim