Portal IFNMG - Aberta seleção para 40 vagas em curso técnico de Geoprocessamento a distância, nos polos de Itamarandiba e Serro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 10h07 | Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 10h39

O IFNMG-Campus Diamantina acaba de abrir 40 vagas para o curso técnico gratuito em Geoprocessamento, na modalidade a distância, divididas entre os polos de Itamarandiba e Serro, por meio de Processo Seletivo instituído pelo Edital nº 287/2021. O curso é do tipo concomitante/subsequente ao ensino médio, ou seja, poderá fazê-lo quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o 2ª ou o 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino.

Para esse Processo Seletivo, não haverá etapa de inscrição. A partir desta quinta-feira, 19, até o dia 30 de agosto, os interessados deverão realizar a pré-matrícula no curso, por meio de formulário eletrônico. Para realizar a pré-matrícula, é necessário estar logado a um e-mail do Gmail. Caso não tenha conta no Gmail, o candidato deve criá-la, neste link.

Ao formulário de pré-matrícula, o candidato anexará cópias digitalizadas de documentos pessoais; formulários exigidos pelo edital de seleção, que devem ser preenchidos, impressos e assinados (se menor de 18 anos, assinados pelo pai, mãe ou responsável legal); e histórico escolar ou declaração, para fins de cálculo das notas que serão usadas na seleção.

Vagas reservadas

O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Seleção

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise do desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (ou disciplinas equivalentes) cursadas no Ensino Fundamental II, no 7º, 8º e 9º anos. Para candidatos que concluíram o ensino fundamental anteriormente à implementação da Lei 11.274/06, que ampliou a etapa de oito para nove anos, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar nas disciplinas de Português e Matemática (ou disciplinas equivalentes) cursadas no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º anos.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, em listas separadas para ampla concorrência e cotas. Assim, os classificados dentro do número de vagas, que apresentarem toda a documentação exigida na pré-matrícula e forem aprovados na análise de heteroidentificação (para  autodeclarados pretos e pardos) estarão automaticamente matriculados no curso. O resultado final do processo seletivo e a homologação das matrículas serão publicados em 17 de setembro.

Os candidatos classificados como excedentes ficarão em lista de espera e poderão ser convocados para matrícula caso os anteriores não cumpram todas as exigências do edital ou desistam das vagas.

O curso

A previsão de início das aulas é para o final de setembro, em dia a ser divulgado posteriormente. A duração do curso técnico em Geoprocessamento será de um ano e meio.

Os momentos de atividades a distância acontecerão no ambiente virtual de aprendizagem e por meio de outras mídias definidas pelos professores. Serão realizados webinários semanais por disciplina, com o objetivo de construir a rede de conhecimento colaborativa.

Apesar de ofertado na modalidade a distância, o curso contará, também, com momentos presenciais, no polo de apoio presencial, destinados para as aulas práticas e avaliações, marcados conforme a orientação dos professores de cada disciplina. No entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, essas atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Mais informações

Para mais informações, o candidato deve consultar o Edital nº 287/2021 do IFNMG-Campus Diamantina e seus anexos. Em caso de dúvidas quanto à pré-matrícula, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (38) 98408-0767, de segunda a sexta, de 8h30 a 11h30 e de 14h a 17h, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..