Portal IFNMG - Processos seletivos de cursos técnicos e superiores do IFNMG para 2022 não terão provas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h22 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h27

O IFNMG decidiu manter para 2022 as regras que adotou nos Processos Seletivos de 2021 para cursos técnicos e superiores em função da pandemia da covid-19. Isso significa que os candidatos não terão que fazer provas para concorrer às vagas. A informação é do coordenador da Coordenação de Processos Seletivos e Concursos Públicos, Wadingthon Veloso Silva.

Dessa forma, no próximo Processo Seletivo de cursos técnicos presenciais e a distância, os candidatos serão selecionados por análise curricular, ou seja, pelas notas obtidas nas disciplinas e séries indicadas no edital, com os respectivos pesos, dependendo do curso escolhido. Na hora da inscrição, o candidato deverá anexar ao formulário histórico escolar ou outro documento equivalente, como uma declaração da escola, que comprove suas notas.

Já o Processo Seletivo de nível superior selecionará os candidatos por meio de notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No formulário de inscrição, o candidato deverá indicar uma das edições do Enem de 2010 a 2021 de que tenha participado, desde que não tenha sido na condição de treineiro.

Editais e calendários

Segundo Wadingthon Veloso, os editais com todas as regras do Processo Seletivo do primeiro semestre letivo de 2022 para cursos técnicos do IFNMG deve ser publicado no próximo mês de outubro. O edital do próximo Processo Seletivo para cursos superiores, no entanto, só deve ser lançado no mês de dezembro.

Os candidatos devem ter em mente que os calendários letivos dos campi do IFNMG estão atrasados em relação ao calendário civil, devido à paralisação das atividades letivas em 2020 decorrente da pandemia da covid-19. Destaca-se, também, que cada campus do IFNMG tem seu próprio calendário, o que explica as as diferenças de datas de início e término dos semestres letivos entre essas unidades de ensino.

Sisu

No caso dos cursos superiores, é importante ressaltar, ainda, que para preencher parte das vagas o IFNMG também adota do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que os candidatos usam as notas obtidas na última edição do Enem. Na primeira edição do Sisu 2022, serão consideradas as notas do Enem 2021, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro.