Portal IFNMG - Apoiada pelo IFNMG, Mostra CineBaru recebe inscrições de filmes até 20 de março Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Apoiada pelo IFNMG, Mostra CineBaru recebe inscrições de filmes até 20 de março

Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 13h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 13h55

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema. O evento irá receber curtas-metragens de até 30 minutos até o dia 20 de março. As inscrições podem ser feitas em duas categorias: Mostra Sertãozin (infantojuvenil) e Mostra Competitiva Regional.

O CineBaru, que ocorre tradicionalmente no distrito de Sagarana, município de Arinos, no noroeste de Minas Gerais, acontecerá de forma online neste ano devido à pandemia da Covid-19.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que tem um campus em Arinos, é um dos apoiadores do evento.

 A mostra segue com o objetivo de fomentar uma rede de cinema na agenda de festivais nacionais, fortalecendo as pessoas que realizam, moram, produzem e pesquisam nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. A mostra busca trazer um olhar sensível para esses territórios e celebrar o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, suas tradições, povos e lutas.

Os filmes passarão por uma curadoria composta por integrantes da equipe do CineBaru e convidados externos. Após a seleção, os filmes da Mostra Sertãozin e da Mostra Competitiva Regional estarão disponíveis ao público de forma gratuita entre os dias 28 de abril e 02 de maio por meio do site www.cinebaru.com.br. O evento também vai contar com obras de diretoras e diretores do território baiangoneiro, oficinas e rodas de conversas virtuais.

O formulário para inscrição e o texto com todos os requisitos podem ser acessados por meio do site da Mostra. Os idealizadores destacam que se somam ao movimento de combate às desigualdades e dedicam atenção especial a filmes dirigidos por mulheres, negras, negros, indígenas e LGBTQIA+.

Financiamento – Para custear a produção do CineBaru e fortalecer as ações em prol da democratização do cinema no território baiangoneiro, a mostra segue com a campanha de financiamento coletivo (acesse aqui).

O CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema também tem o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc - LAB.

Texto: Comunicação CineBaru

Chamado para filmes CineBaru 2021

Fim do conteúdo da página