Portal IFNMG - OMS publica artigo de professores do IFNMG sobre expectativas em relação a ensino a distância Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 08h20 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 09h24

Foi publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em página eletrônica destinada à literatura global sobre a pandemia do novo coronavírus, o artigo "Expectativas de Estudantes Brasileiros em relação à Aprendizagem a Distância e às Aulas Remotas durante a Pandemia da COVID-19", que tem como base de seu desenvolvimento os resultados de uma pesquisa que foi realizada com  mais de 7 mil alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) no primeiro semestre deste ano para identificar as possibilidades dos estudantes quanto à disponibilidade e às condições técnicas, sociais, familiares e psicológicas para darem continuidade aos seus estudos na forma não presencial.

O artigo foi originalmente publicado na revista internacional Educational Scientes: Theory & Practic, no último mês de outubro, conforme noticiado neste portal eletrônico. A autoria é de Gustavo Henrique Silva de Souza, Geraldo Lopes Júnior e Yuri Bento Marques, do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, Wallas Siqueira Jardim, do IFNMG - Campus Diamantina e Rômulo Silveira Ramos, do IFNMG - Campus Avançado Janaúba, além do professor Nilton Cesar Lima, da Universidade Federal de Uberlândia. A condução da pesquisa foi coordenada pelo grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP), do IFNMG (https://paebcomp.us.to/).

Dentre outros pontos, o artigo destaca que para se pensar em uma educação a distância de emergência é fundamental se considerar o interesse dos alunos, as facilidades/dificuldades relacionadas à vida doméstica, a desmotivação diante de cenário tão difícil, as condições de acesso e uso às tecnologias de comunicação e a desmotivação para o desempenho das atividades produtivas. Os resultados da pesquisa feita no IFNMG demonstraram que há um  interesse dos alunos em manter os estudos remotamente, mas esse interesse é inversamente proporcional às várias dificuldades de cada aluno, por exemplo com relação a necessidade de atendimento psicológico, a residência no campo (área rural) e a incidência da infecção COVID-19, ou seja, vai além da falta de acesso à internet e à baixa capacidade de utilização das tecnologias.

Confira a publicação na página eletrônica da OMS.