Portal IFNMG - Professores do IFNMG publicam em revista internacional artigo sobre expectativas dos estudantes com relação à aprendizagem a distância Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG publicam em revista internacional artigo sobre expectativas dos estudantes com relação à aprendizagem a distância

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h21 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h21

Foi publicado nesta semana na Educational Scientes: Theory & Practice, o artigo "Expectativas de Estudantes Brasileiros em relação à Aprendizagem à Distância e às Aulas Remotas Durante a Pandemia da COVID-19", que tem como base de seu desenvolvimento os resultados de uma pesquisa que foi realizada com  mais de 7 mil alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) no primeiro semestre deste ano para identificar as possibilidades dos estudantes quanto à disponibilidade e às condições técnicas, sociais, familiares e psicológicas para darem continuidade aos seus estudos na forma não presencial.

O artigo, publicado em inglês, pode ser acessado aqui

Assinam o artigo os professores Gustavo Henrique Silva de Souza, Geraldo Lopes Júnior e Yuri Bento Marques, do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, Wallas Siqueira Jardim, do IFNMG - Campus Diamantina e Rômulo Silveira Ramos, do IFNMG - Campus Avançado Janaúba, além do professor Nilton Cesar Lima, da Universidade Federal de Uberlândia. A condução da pesquisa foi coordenada pelo grupo de pesquisa PAEBCOMP/IFNMG (Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas - https://paebcomp.us.to/).

O artigo

Dentre outros pontos, o artigo destaca que para se pensar em uma educação a distância de emergência é fundamental se considerar o interesse dos alunos, as facilidades/dificuldades relacionadas à vida doméstica, a desmotivação diante de cenário tão difícil, as condições de acesso e uso às tecnologias de comunicação e a desmotivação para o desempenho das atividades produtivas. Os resultados da pesquisa feita no IFNMG demonstraram que há um  interesse dos alunos em manter os estudos remotamente, mas esse interesse é inversamente proporcional às várias dificuldades de cada aluno, por exemplo com relação a necessidade de atendimento psicológico, a residência no campo (área rural) e a incidência da infecção COVID-19, ou seja, vai além da falta de acesso à internet e à baixa capacidade de utilização das tecnologias. 

Segundo Gustavo, um dos autores, o artigo partiu da pesquisa realizada e contou com alguns procedimentos complementares de análise de dados, adaptações e novas discussões para dar mais robustez ao trabalho. “Essa pesquisa realizada pelo IFNMG e o grupo de pesquisa PAEBCOMP é pioneira em âmbito nacional e traz uma contribuição relevante para os estudos e discussões mundiais sobre a educação remota durante a pandemia da COVID-19”, diz Gustavo. 

A revista

A Educational Scientes: Theory & Practice é um um periódico Internacional, ranqueado entre as melhores revistas que tratam da pesquisa empírica em educação de abordagem transcultural. A revista atualmente é administrada por uma equipe de pesquisadores da Universidad de Córdoba, na Espanha. “Em termos de importância para o IFNMG, essa publicação fortalece a pesquisa desenvolvida na Instituição e corrobora o potencial que nós temos em produzir grandes pesquisas, inclusive de nível internacional”, completa o professor.

 

Fim do conteúdo da página