Portal IFNMG - Pesquisadores do IFNMG conseguem financiamento para projeto de análise da presença e persistência do SARS-CoV-2 em águas de superfície e peixes no Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 09h54 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 09h57

Bacia Hidrografica do Baixo e Medio Jequitinhonha 3

Pesquisadores do IFNMG conseguiram aprovação de projeto na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit nº 07/2020 específica para projetos relacionados ao novo coronavírus. A proposta aprovada tem como objetivo avaliar a presença e a persistência de partículas virais do SARS-CoV-2 em águas de superfície e na ictiofauna da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jequitinhonha, em Minas Gerais. O montante previsto, de R$ 749 mil, será destinado para equipar o laboratório de Biologia Molecular e financiar as coletas e análises das amostras.

A equipe do projeto é composta por integrantes do IFNMG-Campi Salinas e Januária e sua fundação de apoio, a Fadetec, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Vírus/ICB da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

A ideia do trabalho surgiu quando os pesquisadores perceberam que havia evidências de que o vírus se encontra no esgoto urbano que, por vezes, é despejado nos leitos de rios. De acordo com Sileimar Maris Lelis, bióloga e docente do IFNMG-Campus Salinas, uma das líderes do projeto, a pesquisa"será mais um grande passo no entendimento de propagação do novo vírus".

Fonte: www.ifnmg.edu.br/salinas