Portal IFNMG - Curso técnico em Serviços Jurídicos na modalidade EAD é uma das novidades do IFNMG para 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso técnico em Serviços Jurídicos na modalidade EAD é uma das novidades do IFNMG para 2020

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h38 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 10h29

Na última sexta-feira, 20/09, o IFNMG abriu as inscrições para o Processo Seletivo que vai selecionar alunos para cursos técnicos gratuitos, para ingresso em 2020, em várias cidades. Dentre as diversas opções de cursos com vagas abertas, o técnico em Serviços Jurídicos, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) em Montes Claros, apresenta um diferencial: é o único na modalidade a distância. São 120 vagas, destinadas a quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola (modalidade concomitante) e para quem já concluiu o ensino médio (modalidade subsequente).

O curso é uma boa opção para quem quer se qualificar para o mercado de trabalho, mas necessita de uma rotina mais flexibilizada de estudos, tanto em termos de espaço quanto de tempo, e dispõem de computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. Os alunos que optarem pelo curso técnico em Serviços Jurídicos terão a segurança de contar com uma Instituição séria e experiente na oferta de cursos EAD, afinal, o IFNMG iniciou o trabalho com a educação a distância em 2011 e, atualmente, oferece cursos nessa modalidade em 108 municípios.

Trata-se de uma ótima opção, também, para quem vislumbra a atuação profissional na área do Direito em um polo judiciário como Montes Claros, referência para vários municípios de seu entorno. Nessa comarca, encontram-se unidades da Justiça Federal e do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública Estadual e Federal, Delegacia de Polícia Federal, cartórios e uma infinidade de escritórios de advocacia. Todos esses órgãos e atividades estão ligados direta e indiretamente ao judiciário e são interdependentes dos serviços relacionados a ele.

O objetivo do curso técnico em Serviços Jurídicos é formar profissionais para atuar nesse mercado, na execução de serviços de apoio técnico-administrativo e suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos de organizações públicas e privadas. Após concluir o curso, eles estarão preparados para auxiliar os profissionais jurídicos no cumprimento das determinações legais e judiciais; auxiliar na execução de serviços de auditoria jurídica; gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos; analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil, processo penal e processo administrativo; prestar atendimento ao público; zelar pela integridade física dos autos e demais documentos.

O curso

A formação do técnico em Serviços Jurídicos terá duração de dois anos, divididos em quatro módulos semestrais, que totalizarão 1.200 horas de atividades. Serão 960 horas dedicadas às disciplinas que levarão aos alunos conhecimentos teóricos e conhecimentos técnicos diretamente ligados à área jurídica e vão auxiliá-los a adquirir competências para atuar na área e a refletir criticamente sobre a prática. As outras 240 horas serão dedicadas a atividades relacionadas à prática de formação.

Ao longo do curso, os alunos terão que se envolver com uma variada gama de atividades, durante as quais contarão com a supervisão dos professores responsáveis e dos tutores. Serão momentos individuais de estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assistindo às videoaulas ou executando atividades online, por exemplo. Haverá, também, os momentos de interagir com os colegas e os professores e socializar os conhecimentos, como os encontros online semanais por meio de webnários (ou chats online). Nesses momentos, com horários pré-definidos no cronograma de atividade de cada disciplina, o professor estará online para realizar atividades e sanar eventuais dúvidas dos alunos, como explica o coordenador do curso, Sumerly Bento Camargo Júnior.

O professor Sumerly frisa que, apesar de ofertado na modalidade de educação a distância, o curso técnico em Serviços Jurídicos também prevê atividades presenciais. “Teremos três encontros presenciais obrigatórios por semestre, todos no município de Montes Claros. O local, a data e o horário de cada encontro estarão disponíveis no calendário do curso e no cronograma de atividades de cada disciplina, documentos que serão disponibilizados para o aluno no AVA”, explica. Além desses encontros presenciais obrigatórios, podem acontecer outras atividades presenciais ao longo do curso, que sempre serão comunicadas previamente. As atividades de prática profissional poderão implicar, por exemplo, visitas técnicas ou pesquisas de campo.

As avaliações ao longo do curso também poderão ser online ou presenciais. Ao final, para conseguir a certificação de técnico em Serviços Jurídicos, é preciso que o aluno tenha sido aprovado em todas as disciplinas e tenha a frequência mínima exigida nas atividades, além de ter concluído o ensino médio.

O professor Sumerly Camargo explica que o curso técnico em Serviços Jurídicos não exige que o aluno faça estágio profissional supervisionado como requisito obrigatório para obter a certificação. Mas o estudante poderá optar por fazê-lo como forma de complementar sua formação, o que será incentivado pelo IFNMG, uma vez que o estágio proporciona iniciação e integração no mundo do trabalho, mediante treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-científico cultural e relacionamento profissional.

Para mais informações, os interessados podem consultar o Projeto Pedagógico do curso técnico em Serviços Jurídicos ou encaminhar dúvidas para o IFNMG pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Processo Seletivo

Para conquistar uma das 120 vagas para o curso técnico em Serviços Jurídicos do IFNMG, é necessário ser aprovado no Processo Seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 31/10, somente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Mas o IFNMG pode isentar o candidato dessa taxa, caso ele não possa pagá-la em função de sua condição socioeconômica. Para tanto, o candidato deverá comprovar, por meio de sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), renda familiar per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. O pedido de isenção da taxa do Processo Seletivo deve ser feito eletronicamente, na mesma página de inscrição, informando o número do NIS (Número de Identificação Social), até o dia 08/10/2019.

O Instituto reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/19. Serão 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 10 de Matemática (confira conteúdo programático).

Todas as informações sobre o Processo Seletivo para cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio estão disponíveis no Edital nº 137/2019. Em caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página