Portal IFNMG - Campus Januária marca presença em publicação internacional da área de Agronomia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Januária marca presença em publicação internacional da área de Agronomia

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 10h45 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 11h06

                                                                 Sem título.png

O ano de 2019 inicia-se com grandes conquistas para o curso de  bacharelado em Agronomia do IFNMG-Campus Januária. Até o momento foram publicados dois trabalhos científicos de interesse para a área. O capítulo 22, “Papaya”, do livro “Postharvest Physiological Disorders in Fruits and Vegetables” teve como um dos autores o professor Aroldo Gomes Filho. O capítulo disponibiliza informações sobre as principais desordens fisiológicas que podem comprometer a qualidade e a produção da cultura do mamoeiro (Carica papaya).

Já o artigo cientifico "Período de interferência de plantas daninhas no feijão caupi, no Norte de Minas Gerais”, que está em fase de edição no periódico Planta Daninha, teve como um dos autores Deyvisson Rodrigues Pinto, egresso do Campus e orientado pelo professor Claubert Wagner Guimarães de Menezes. O artigo aborda a interferência de plantas daninhas na cultura do feijão-caupi, com uma análise profunda sobre os períodos de convivência e controle a que o agricultor deverá atentar-se para que possa alcançar maior rendimento na produtividade dessa cultura.

O professor Claubert, que atualmente coordena o bacharelado em Agronomia, destaca que a publicação de trabalhos científicos é necessária para o reconhecimento do Campus Januária como polo de referência na Educação Tecnológica, uma vez que esses resultados geram subsídios para o desenvolvimento da agricultura, principalmente regional.

Além disso, a publicação científfica estimula a inovação e contribui para difusão de tecnologias próprias em ações de extensão e de ensino, como afirma o professor: “É tudo uma coisa só: ao desenvolvermos nossas pesquisas e disponibilizarmos essas tecnologias ao público, contribuímos com a difusão de informações originais adaptadas à nossa realidade, que é a do Norte de Minas Gerais. Devemos entender que a pesquisa, o ensino e a extensão andam juntas, e, por isso, temos que ser responsáveis em fortalecer esse tripé de conhecimento”.

O coordenador destaca, ainda, os desafios que o corpo docente e discente têm passado nos últimos quatro anos: “A Gestão Pública do nosso país passou por um período de obscurantismo, no que se refere ao desenvolvimento científico e tecnológico. Foram muitos cortes orçamentários e pouco investimento nessa área, cujos fatores acabam refletindo em nossa Instituição. No entanto, temos, no Campus Januária, um corpo docente, discente e de servidores focado em manter o desenvolvimento científico em constante progresso".

O próximo passo, segundo o profesor Claubert, será a pós-graduação na área de Agronomia: “Os cursos das ciências agrárias contam com um corpo docente coeso, preparado e dinâmico. Estamos construindo uma base sólida para montarmos um curso de pós-graduação que atenda as demandas tecnológicas da região e, para isso, a publicação cientifica é fundamental para o nosso portfólio." Claubert ressalta que outros trabalhos serão publicados em 2019, pelos servidores e discentes da Agronomia.

20160726_091644.jpg

Link para a publicação:

CV: http://lattes.cnpq.br/7617123317757191 

                                                                                   

Fonte: IFNMG-Campus Januária               

Fim do conteúdo da página