Portal IFNMG - Termina nesta quinta o prazo para inscrições no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica; há vagas para servidores e comunidade externa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2019, 08h24 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2019, 08h24

Seguem até o dia 07 de março as inscrições para o exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Poderão concorrer servidores efetivos do IFNMG, docentes e técnico-administrativos, além da comunidade externa. É necessário que o candidato tenha concluído o curso de graduação.

O ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.

O curso é ofertado em rede por 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todos os estados brasileiros. Como associado, o IFNMG oferta o curso, que é semipresencial, no Campus Montes Claros. As aulas acontecem quinzenalmente, às quintas e sextas, pela manhã e à tarde.

Nacionalmente, são 908 vagas para o ProfEPT, sendo 24 ofertadas pelo IFNMG. Dessas, algumas são reservadas para pessoas com deficiência, comprovada por meio de laudo médico (PcD), e para pretos, pardos e indígenas (PPI). As vagas do IFNMG serão assim distribuídas:

- Servidores: 9 vagas
- Servidores - PcD: 1 vaga
- Servidores - PPI: 2 vagas
- Comunidade externa - ampla concorrência 9 vagas
- Comunidade externa - PcD: 1 vaga
- Comunidade externa - PPI: 2 vagas

Inscrição e seleção

Os interessados devem inscrever-se, exclusivamente, via internet. A taxa de inscrição será de R$ 70,00, mas o candidato pode ser isento dessa taxa, desde que se enquadre nas condições estabelecidas pelo edital. O pedido de isenção deve ser feito de 02 a 11/02.

O exame de acesso ao mestrado será no dia 05/05. Para os candidatos que escolherem o IFNMG, a prova será em Montes Claros. A novidade deste ano é que não haverá uma etapa com prova discursiva, apenas prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, versando sobre as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. No edital de seleção, o candidato encontra a indicação do material de referência para se preparar para a prova.

O início do curso está previsto para agosto deste ano.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a coordenação do ProfETP no IFNMG pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..