Portal IFNMG - Servidoras e ex-aluno do IFNMG participaram de Seminário Internacional no Chile; um dos temas foi a mobilidade acadêmica internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 20h56 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 18h08
Comitiva do IFNMG representou o IFNMG no Chile, durante evento realizado nos dias 19 e 20 de abril na FAO-Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos
imagem sem descrição.

A professora do IFNMG-Campus Diamantina Carla Pereira Silva, a bolsista da Fapemig, que atua na Coordenação de Relações Internacionais do IFNMG, Gabriella Fonseca Dias, e o ex-aluno do IFNMG-Campus Januária Jarbas Andrade acabaram de retornar de Santiago, no Chile. Eles representaram o IFNMG durante o primeiro Seminário Internacional de Ensino Técnico Agrícola França - América Latina, que discutiu os desafios da formação agrícola para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança, tendo como base as parcerias entre a França e os países da América Latina. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de abril na FAO-Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos.

O ex-aluno do IFNMG Jarbas foi convidado para falar sobre a experiência que viveu na Europa nos anos de 2015 e 2016, depois de ficar seis meses no norte da França envolvido com as atividades de estágio no Liceu Agrícola de Radinghem. Formado em Engenharia Agrícola e Ambiental, Jarbas aluno foi selecionado por meio de um edital de Mobilidade Estudantil da Assessoria de Relações Internacionais do Instituto em parceria com o Campus Januária. A bolsa, que permitiu a permanência de Jarbas nas Europa, foi paga pelo governo francês.

Durante o seminário, Jarbas compartilhou sua experiência de intercâmbio na França, destacando a importância da internacionalização no processo de formação profissional. “Eu tive a oportunidade de conhecer a cultura francesa e mostrar um pouco também da nossa cultura brasileira. O intercâmbio me possibilitou uma de crescimento tanto pessoal quanto profissionalizante. Além disso, quando uma pessoa do Instituto ou de uma cidade pequena consegue realizar um sonho, como eu realizei, isso serve de motivação para outras pessoas”, destacou o egresso.

Jarbas falando copiar

O ex-aluno do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Jarbas Mendes Andrade, fez um intercâmbio de seis meses na região Nord et Pas de Calais, na cidade de Arrás, na França. A experiência foi fruto do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, acordado por intermédio do Ministério da Agricultura e Florestas da França e o IFNMG. No Chile, ele pôde contar um pouco dessa experiência

A servidora Carla Pereira Silva é coordenadora do “Projeto de Consolidação da ARINTER”  registrado na Fapemig com o número APQ 03710-14, por isso, junto com a bolsista da Fapemig Gabriela, representou o IFNMG nas ações em busca de oportunidades de internacionalização e desenvolvimento de novas parcerias com a França. Também por isso a viagem foi custeada com recursos da Fapemig. “O objetivo do evento foi discutir a mobilidade acadêmica no ensino técnico agrícola entre França e América Latina. Por meio desse convênio, já recebemos dez franceses nos campi do IFNMG”, informou a servidora.

Os recursos provenientes da Fapemig foram usados para custear três anos de bolsa para a Gabriela e para participar de um evento, o que compõe o projeto de consolidação da Coordenação de Assessoria de Relações Internacionais, que a professora Carla coordenda junto à Fapemig.

Mais oportunidades

Apesar de não fazer parte do convênio entre o IFNMG e a França, está aberto o Edital nº 134/2018, que está regendo um processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional que concederá oito bolsas para que acadêmicos dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas possam estudar em Portugal.

Os estudantes selecionados para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional terão custeadas as passagens aéreas de ida e volta e contarão com um auxílio financeiro do IFNMG destinado a: acomodação, alimentação, seguro-saúde obrigatório e bolsa-auxílio mobilidade acadêmica internacional de € 300 (trezentos) euros mensais por meio do seu respectivo Campus.

Todo o processo seletivo está sendo organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG (Crinter) em conformidade com o Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica (PIMA). Os estudantes interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deverão realizar suas inscrições de 25/04/2018 a 25/05/2018.

Leia mais em: Oito acadêmicos do IFNMG poderão estudar em Portugal; inscrições para o processo seletivo começam no dia 25 de abril