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Professores do IFNMG são contemplados no Startup Universitário, programa que incentiva o empreendedorismo

Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 17h52 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 18h55

Os professores Thiago Silva, do Campus Arinos, Érica Tupiná, do Campus Januária, e Gustavo Henrique Silva de Souza, do Campus Teófilo Otoni, foram selecionados para participarem do Startup Universitário. O programa consiste numa iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, dirigido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES). Tem como principal propósito despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior.

O projeto beneficia não só os professores, como estudantes, comunidade acadêmica e sociedade, uma vez que o programa incentiva a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário. Esta ação será viabilizada através da geração de um ambiente favorável à construção das características e habilidades empreendedoras importantes para qualquer profissional despertar e/ou prosseguir com o interesse de abrir o próprio negócio.

Atores envolvidos e beneficiados

Um dos professores contemplados, Gustavo Henrique Silva de Souza, que possui formação em Administração e mestrado em Psicologia Organizacional, apresentou um plano de trabalho que começa no desenvolvimento de um minicampeonato de ideias inovadoras de negócios, considerando a visão de dentro da janela de oportunidade e a adequação ao modelo de Startup. Com o campeonato, o professor acredita que encontrará no IFNMG os estudantes interessados em produzir inovação e tecnologia dentro da Instituição.

“Selecionaremos um grupo coeso e focado para se capacitar e atuar nas suas respectivas startups. A partir daí, vamos mensurar o perfil empreendedor dos estudantes com ideias selecionadas por meio do uso de dois instrumentos de diagnóstico organizacional. Com a aplicação desses instrumentos, vamos encontrar os fatores e atributos de potencialidade e fragilidade dos estudantes. Encontrando esses fatores, criaremos ações focadas na melhoria e fortalecimento do comportamento empreendedor dos estudantes”, explica o professor.

Para Gustavo, os estudantes precisarão ser levados a identificar, valorar e explorar oportunidades de negócios inovadores. “Isto é, não é apenas incentivar os alunos a observar um gargalo ou um elemento faltante no mercado. Mais do que isso, vamos incentivar o estudante a identificar esse elemento faltante e também verificar o valor que pode ser criado com esse ‘elemento faltante’ e definir de maneira inovadora como explorá-lo comercialmente. Minha meta é a utilização de parcerias entre o núcleo de Gestão e Negócios com o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas para criar a ponte entre a ideia e a materialização tecnológica da mesma”, destaca o servidor.

Gustavo não tem dúvidas de que o programa impulsiona positivamente todo o conjunto de atores envolvidos com o Instituto, como professores, técnicos e alunos, bem como a região e as empresas parceiras. “Especificamente para os alunos, o programa proporcionará a aproximação destes com o mercado e com a produção de ideias e inovações. Além disso, permite que o aluno se torne mais ativo na Instituição, saindo do ambiente da sala de aula e vivenciando espaços de prática profissional, sem contar o contato com a pesquisa e a extensão, visto que um programa como este está diretamente vinculado, socialmente e academicamente, com a inovação”, defende.

Atuação no coletivo

A professora Érica Tupiná, formada em Administração e mestra em Sociologia Política, também não tem dúvidas do impacto coletivo desse programa. Para ela, fomentar a geração de startups, estimular o pensamento interdisciplinar, apoiar a cultura empreendedora, ofertar um ambiente dedicado à ideação e à criatividade dentro do IFNMG são percursos que contribuirão de forma significativa para o processo de formação dos acadêmicos.

“O Startup Universitário abrirá um leque de novas e grandes oportunidades para toda a comunidade acadêmica do IFNMG. Estando localizado longe dos grandes centros industriais e empresariais do País, o IFNMG-Campus Januária terá a oportunidade de, através do Startup Universitário, trazer para a rotina dos acadêmicos conceitos e práticas altamente atuais. Com isso, o IFNMG cumpre com sua missão de entregar à sociedade profissionais verdadeiramente capazes de desenvolver e implementar projetos que modifiquem a realidade político, social e econômica da região onde o Instituto atua”, analisa Érica.

A sua proposta de trabalho foi a criação de um Núcleo de Práticas Gerenciais de forma institucionalizada, no âmbito do curso de bacharelado em Administração do IFNMG-Campus Januária. “Núcleo que fomentará o desenvolvimento de novos negócios de acordo com os arranjos produtivos da região de abrangência do IFNMG-Campus Januária, ao mesmo tempo em que oferecerá apoio e acompanhamento técnico para os microempreendedores individuais, as micro, pequenas e médias empresas da região de abrangência do Campus Januária. E todo o processo estratégico e operacional do núcleo será realizado por alunos do curso de Administração sob orientações de professores”, destaca.

Etapas

Os professores vão passar por mais quatro fases: treinamento; execução do plano de trabalho para desenvolvimento de ações de empreendedorismo e inovação na Instituição de Ensino Superior da qual o professor faz parte; apoio ao desenvolvimento de startups universitárias por meio de materiais de consumo para construção de protótipos. Esta etapa do programa prevê o apoio por meio de material de consumo, equipamentos e serviços especializados para a construção de protótipos para startups universitárias orientadas por professores participantes do programa Startup Universitário. Cada startup orientada pelos professores do programa poderá ser apoiada com até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em materiais de consumo, equipamentos e serviços especializados para desenvolverem seus protótipos sob a orientação do professor participante do Startup Universitário.

A última fase consiste em um processo de seleção a todas as IES com professores participantes do Startup Universitário para pleitearem um Minas Digital LAB em seu campus.

Clique aqui para conhecer todos os contemplados do Startup Universitário.

Com informações do site: www.minasdigital.mg.gov.br

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