Portal IFNMG - IFNMG adotará novo sistema para realizar a gestão de processos e documentos eletrônicos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2016, 17h31 | Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 10h14
imagem sem descrição.

Numa reunião que contou com a participação do reitor pro tempore José Ricardo Martins da Silva, pró-reitores e diretores do IFNMG, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o IFNMG e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Acordo tem como finalidade a cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a realização de processo administrativo em meio eletrônico no âmbito do Instituto Federal.

Também estava presente o servidor Warley Souza Dias, membro da comissão responsável pelo processo de implantação do novo sistema. Durante o encontro, realizado na Reitoria, Warley explicou o que é o sistema: “O SEI é uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa”.

Ele ainda detalha que o SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Ou seja, o SEI possui as vantagens de reduzir custos e tempo, bem como possibilita localizar a tramitação dos processos. “Temos uma despesa enorme com Correios. O SEI pode reduzir isso a quase zero”, argumentou Warley.

Responsabilidade ambiental, economia de tempo e custos

O reitor pro tempore José Ricardo Martins da Silva ficou satisfeito com o sistema e defendeu a implantação o mais rápido possível. “Além da legislação que determina a implantação do meio eletrônico para a realização do processo administrativo nos órgãos e nas entidades da administração pública federal, já se é sabido que a própria conjuntura do Instituto Federal necessita de um sistema que atendas as nossas necessidades. O sistema também é importante porque com ele vamos trabalhar com sustentabilidade ambiental reduzindo a utilização do papel. Temos que implantá-lo o mais rápido possível”, destacou o reitor.

Como citou o reitor, há uma determinação legal para atualizar os sistemas de gestão de processos e documentos. Warley explica que a implantação do SEI visa atender, mais especificamente, ao disposto no Decreto nº 8.539/2015, o qual preconiza a obrigatoriedade de uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, conforme já disse o reitor. O prazo é até outubro do ano que vem.

Foto Reitor

A comissão informa que o SEI será implantado inicialmente no âmbito da Reitoria, como projeto piloto, sendo progressivamente expandido para incluir os campi do IFNMG. A perspectiva é a de que o SEI seja implantado na Reitoria até o dia 01 de janeiro de 2017. O reitor assinou o Acordo de Cooperação Técnica de forma eletrônica no sistema SEI durante a reunião (foto)

Capacitação

Já foram iniciadas as capacitações para os servidores utilizarem a plataforma SEI e está aberta nova turma por meio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro.

De acordo com o Enap, o curso será realizado via internet, utilizando-se a plataforma Moodle (disponível na Escola Virtual Enap), tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas. O curso é direcionado para servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações, mas demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. Os participantes receberão certificado de 20 horas.

Clique aqui e faça a inscrição.

Para mais informações sobre o SEI, acesse: https://softwarepublico.gov.br/social/sei