Portal IFNMG - ForGRAD Sudeste defende que sem recursos não há inclusão no ensino superior Ir direto para menu de acessibilidade.

ForGRAD Sudeste defende que sem recursos não há inclusão no ensino superior

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 16h52 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2016, 14h02
imagem sem descrição.

Inclusão no ensino superior. Este não era o tema central, mas se fez presente em todas as discussões realizadas no Fórum Regional de Pró-Reitores de Graduação - ForGRAD Sudeste, realizado em Petrópolis (RJ), nos dias 31 de março e 01 de abril.

O evento contou com a presença de 52 participantes de 29 Instituições de Ensino Superior (IES), que, tendo como direcionamento o tema "Financiamento e Fomento da Educação Superior", debateram assuntos importantes para promover a melhoria do ensino superior no Brasil. Entre eles, as principais políticas de acesso ao ensino superior e de permanência que vigoram no país foram analisadas pelos educadores.

Para o diretor de Ensino Superior do IFNMG, Gabriel Domingos Carvalho, as trocas de experiências das IES participantes foram muito exitosas para que todos repensem suas práticas, inovando em prol de uma educação de qualidade. O diretor defende não só a democratização do ensino, mas, também, as ações que promovam a inclusão do aluno que já faz uma graduação. “Não temos como interferir diretamente na formação básica do aluno ingressante, mas a qualidade do ensino que ofertamos e o sucesso do egresso são nossas responsabilidades, por isso devemos promover a inclusão em todas as esferas da aprendizagem, nos processos educacional, social e atitudinal”, ressaltou Gabriel.

Investir em resultados

Compartilhando do mesmo pensamento, a pró-reitora de Ensino do IFNMG e coordenadora do ForGRAD Sudeste, Ana Alves Neta Barbosa, também defendeu as ações que dificultam a evasão: “O foco do encontro era o financiamento e o fomento, mas sem recurso não é possível promover a permanência com qualidade e a saída com sucesso, por isso o investimento garante a inclusão”, afirma a coordenadora.

Ana Alves esclarece que é preciso lutar por mais investimentos para captar mais bolsas de estudo e equipamentos que mantenham uma estrutura condizente com as necessidades do ensino superior.

A pró-reitora ainda destacou a importância da participação dos professores André Aristóteles da Rocha Muniz, coordenador Institucional do PET, do IFNMG-Campus Januária, e da professora Giuliana de Sá Ferreira Bastos, do IFNMG-Campus Salinas. “A partir da contribuição deles, durante as mesas de discussão sobre o PET e o Pibid, foi possível refletir sobre os encaminhamentos e as perspectivas frente ao cenário nacional, sempre buscando o fortalecimento do ensino superior”, enfatizou Ana Neta.

As proposições formuladas no ForGRAD Sudeste serão encaminhadas à coordenação do ForGRAD Nacional. O encontro nacional está previsto para acontecer no período de 31 de agosto a 02 de setembro, deste ano, em Manaus (AM), com o tema "O PNG (2004) e o atual cenário da Educação Superior".

Organização do ForGRAD Sudeste

Além do Departamento de Ensino Superior do IFNMG, também fizeram parte da equipe organizadora do evento a pró-reitora acadêmica da Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ) e vice-coordenadora do ForGRAD Sudeste, Regina Máximo, e a pró-reitora adjunta de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Francely Aparecida dos Santos.

O Fórum Regional é integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) e é  constituído por todos os pró-reitores de Graduação das Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Centros Universitários, congregando Instituições de Ensino Superior de natureza pública (federal, estadual e municipal) e privada (comunitária, confessional e particular).

Acesse aqui as apresentações do ForGRAD Sudeste.