Portal IFNMG - Aluno do Campus Pirapora conduzirá a tocha olímpica; seleção será por concurso de redação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 12h11 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2016, 08h33
imagem sem descrição.

Um aluno do IFNMG-Campus Pirapora, de curso técnico integrado ao ensino médio, terá a chance de fazer história ao conduzir a tocha olímpica em sua passagem pela cidade, no dia 9 de maio. O estudante será selecionado por meio do concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, que já está aberto. Os interessados em participar devem entregar o texto até 14 de abril.

Como forma de enfatizar a importância da educação para o Brasil, o Comitê Olímpico decidiu que alunos de escolas públicas estarão entre os condutores que se revezarão na condução da tocha. Para escolha da escola de nível médio que representaria cada município ao longo do percurso, foram considerados os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2014, usados na divulgação por escola. Serão selecionados, também, dois alunos de ensino fundamental por município.

O concurso

Conforme o documento orientador do concurso de redação, instituído pelo Ministério da Educação para a seleção dos alunos nas escolas públicas de todo o país, o objetivo “é estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas, acerca de temas relativos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016”.

Ao produzir a redação, os estudantes do ensino médio devem atentar para adequação ao tema central - “O Brasil e os Jogos Olímpicos” - e ao eixo temático escolhido - “Valores olímpicos” e “Jogos paralímpicos e inclusão social”. Os critérios para elaboração e avaliação do texto serão repassados aos alunos pelos professores de Língua Portuguesa do Campus Pirapora. A consulta ao documento orientador está disponível aqui.

O formulário para a escrita da redação será entregue pelos professores de Língua Portuguesa. O texto deve ser entregue na Biblioteca do Campus, de 8h às 22h.

Revezamento da tocha

A tocha olímpica vai percorrer 335 municípios de todos os estados brasileiros, sendo 34 em Minas Gerais, entre 3 de maio e 4 de agosto. O revezamento da tocha, um dos maiores símbolos dos jogos, faz parte do rito de abertura das Olimpíadas Rio 2016.

Considerado o maior evento esportivo do mundo, a Olimpíada acontecerá de 5 a 21 de agosto, com a participação de mais de 10.500 atletas de 206 países. Será a primeira vez que um país da América do Sul sediará o evento. Na sequência, de 7 a 18 de setembro, acontecerá, também no Rio de Janeiro, os Jogos Paralímpicos.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/pirapora