Portal IFNMG - IFNMG participa de missão do Estado de Minas Gerais à Holanda com foco em soluções inovadoras Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 10h24 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2016, 14h13

Abrir para novas formas de parceria engajando universidades, institutos federais, outras instituições públicas e o setor produtivo de Minas Gerais e da província holandesa de Noord Brabant para a produção de soluções inovadoras. Esse é o objetivo da missão de Minas Gerais à Holada, iniciativa do Governo do Estado, iniciada ontem, dia 29, e que tem participação do IFNMG, representado por sua assessora de Relações Internacionais, Carla Pereira Silva e pelo professor da área de agronomia do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, Ivan Carlos Carreiro Almeida.

Na abertura dos trabalhos, na cidade de Breda, o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas, Márcio Portes, assinou um memorando de entendimento com o vice-governador da província de Noord Brabant, Bert Pauli, na presença do embaixador do Brasil em Haia, Piragibe Tarragô. O memorando formaliza a já existente cooperação entre a província holandesa e Minas Gerais.

A solenidade de abertura da missão aconteceu na Universidade de Avans e teve participação do prefeito de Breda, do governo de Noord Brabant, da Agência de Desenvolvimento de Brabant (BOM) e dos professores e diretores do Projeto Living Lab Biobased Brazil - consórcio constituído por universidades, empresas e governos dos dois países.

Foram apresentados os projetos de desenvolvimento de tecnologia em andamento e as estratégias do governo para incentivar a inovação. Também houve uma exposição sobre a economia e o dinanismo da região de Noord Brabant, uma das mais inovadoras e empreendedoras da Europa. Uma das principais expertises da província é a economia de base biológica e há várias oportudidades de cooperação com as instituições de ensino e empresas dessa área em Minas Gerais.

Ivan Carlos (2º da esq. p/dir.) e Carla Silva (3ª da esq. p/dir.) fazem primeiros contatos como representante do Instituto na Holanda

Carla e Ivan em outra atividade da missão: visita a laboratório de biodiesel e biogás