Portal IFNMG - Começa amanhã, dia 31, o ForGRAD Sudeste Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Começa amanhã, dia 31, o ForGRAD Sudeste

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 08h58 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2016, 09h26
imagem sem descrição.

Promover a melhoria do ensino superior no Brasil é o objetivo de todos os pró-reitores que estarão presentes a partir de amanhã, dia 31, no Fórum Regional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD Sudeste), que será realizado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Rio de Janeiro. 

Para alcançar a meta, as instituições que compõem o ForGRAD pretendem fortalecer as ações conjuntas, em nível nacional e regional, a fim de contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas. De acordo com a pró-reitora de Graduação do IFNMG e coordenadora da região Sudeste, Ana Alves Neta Barbosa, isso deverá ser feito de maneira articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil. 

“O evento é um momento para as regiões discutirem internamente e fazerem algumas abordagens  em relação ao fortalecimento do ensino superior para que as discussões sejam encaminhadas posteriormente para o ForGRAD Nacional”, informa a coordenadora.

Tendo como tema central o “Financiamento e Fomento da Educação Superior”, o evento também  abrirá espaço para conversar sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Educação Tutorial (PET), que vão compor, respectivamente, as seguintes mesas de discussão: “Os programas de iniciação à docência” e “Programas e políticas de permanência e êxito”. Palestras e relatos de experiência serão desenvolvidos com o propósito de suscitar mais esclarecimentos e compartilhamento de informações que serão utilizados para vencer os desafios dessas políticas. 

Para o diretor de Ensino Superior do IFNMG e membro da equipe organizadora, Gabriel Domingos Carvalho, a importância dessas discussões se concretiza em estratégias para aumentar e melhorar os serviços prestados pelas instituições, contribuindo para transformar a realidade social.

Das discussões às estratégias

No caso do Pibid, por exemplo, que contribui para diminuir a evasão e formar professores, Gabriel informa que “o IFNMG tem 240 bolsistas, o que representa 40% dos alunos dos cursos de licenciaturas, que são oferecidos nos campi Salinas e Januária”. 

Representando o IFNMG, participarão das mesas sobre o PET e Pibid o professor André Aristóteles da Rocha Muniz, coordenador Institucional do PET, e a professora Giuliana de Sá Ferreira Bastos, que relatará experiências exitosas com o Pibid.

Após todos os debates, será redigida no término do encontro, 1º de abril, a Carta de Petrópolis, reunindo, a partir dos desafios apresentados, ações que podem ser desenvolvidas em prol do avanço das políticas de ensino superior. A carta será apresentada no ForGRAD Nacional. 

Além do Departamento de Ensino Superior do IFNMG, também compõem a equipe organizadora do evento a pró-reitora acadêmica da UCP-RJ e vice-coordenadora do ForGRAD Sudeste, Regina Máximo, e a pró-reitora adjunta de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Francely Aparecida dos Santos. 

O Fórum Regional é integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) e é  constituído por todos os pró-reitores de Graduação das Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Centros Universitários, congregando Instituições de Ensino Superior de natureza pública (federal, estadual e municipal) e privada (comunitária, confessional e particular).

Fim do conteúdo da página