Portal IFNMG - Campus Arinos inaugura Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nesta sexta-feira Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 11h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 09h35
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Arinos inaugura na manhã desta sexta-feira, dia 18, as obras de seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI). A solenidade, a ser realizada a partir das 8 horas, será presidida pelo reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, e contará com a presença do coordenador-geral de Infraestrutura da Rede Federal, Luiz Carlos Rego, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Com foco em empreendedorismo, transferência de tecnologia e gestão da cooperação institucional, o CDTI foi criado como espaço para fortalecimento de parcerias e projetos de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, como explica o diretor-geral do Campus Arinos, professor Elias Rodrigues de Oliveira Filho. “Nesse contexto o projeto do CDTI surge visando ofertar serviços especializados para estimular novos empreendimentos e disponibilizar os meios para que haja geração e transferência de conhecimento para diversos segmentos produtivos e industriais”, acrescenta.

O professor Elias lembra que, na região Noroeste de Minas, a economia é altamente agrícola - com destaque para a produção de milho, mandioca e feijão, além da criação de gado -, necessitando de ações de inovação para agregar valor e fortalecer o desenvolvimento por meio da inovação tecnológica.

Segundo do diretor-geral, outro objetivo da criação do CDTI é dotar o IFNMG de condições especificas, incluindo parcerias com a agroindústria, para fortalecer a proposta de implantação de um Polo de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPPI) - a exemplo dos que são mantidos pelos Institutos Federais da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Fluminense e de Minas Gerais.

A ideia é, nos próximos anos, estruturar uma equipe para atuar com produtos e serviços do CDTI, em vários projetos traçados pelo Campus (confira lista de projetos abaixo).

Investimento

O investimento total na obra que vai ser inaugurada nesta sexta-feira foi da R$ 1.962.188,21, além dos R$ 36.000,00 gastos com mobiliário e equipamentos. Segundo o diretor-geral, para 2016 são aguardados mais R$ 477.000,00 para investimentos no CDTI.

O prédio, de 1426.00 m2, tem três pavimentos. No térreo, estão recepção/protocolo, garagem, espaço de convivência, quatro núcleos de desenvolvimento tecnológico e núcleo de apoio. No  primeiro andar, recepção, anfiteatro, banheiros, sala Inovar, sala Pesquisar, sala Empreender e sala do Centro de Línguas. E, no segundo pavimento, recepção, duas salas da direção, sala de videoconferência, sala de reuniões, banheiros e sete salas administrativas.

Projetos e serviços do CDTI

. Gerência de projetos: apoiar pesquisadores e empreendedores na captação de recursos e realizar a gestão física/financeira dos projetos.

. Escola de Empreendedores: com o intuito de consolidar a cultura empreendedora, a escola vai investir na formação de futuros empreendedores.

. Nortec: vai auxiliar pesquisadores (docentes, técnico-administrativos ou estudantes) a proteger sua invenção e levar conhecimento à sociedade.

. Noroeste Empreendedor: desenvolver inovações tecnológicas e soluções para dúvidas tecnológicas de baixa complexidade.

. Empreender para Crescer: vai apoiar micro e pequenas empresa na área de planejamento e gestão.

. Incubadora de Base Tecnológica: vai apoiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que apliquem conhecimentos científicos e usem técnicas avançadas e inovadoras.

. Incubadora Social e Solidária: destina-se ao desenvolvimento de competências, da sustentabilidade e da capacidade empreendedora e profissional de grupos comunitários e de economia solidária.

. Apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e inovação:  trata-se de uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) para incentivo e fomento ao desenvolvimento de projetos com potencial para geração de novos produtos ou processos, em cooperação com o setor produtivo.