Portal IFNMG - Alunos dos cursos técnicos do Campus Teófilo Otoni participam de aulas magnas com a presença do reitor Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 16h36 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 11h04

ApyrE4yeFoE7u5dKz vKEdyUNPBgAyvtUZs5xYBgdAQz

Os mais de 200 alunos dos cursos técnicos presenciais do IFNMG – Campus Teófilo Otoni participaram nesta segunda (22/02) e terça-feiras (23/02) de aulas magnas que contaram com a presença do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, da Pró-Reitora de Ensino, professora Ana Alves Neta e do diretor-geral do Campus Teófilo Otoni, professor Renildo Ismael Félix da Costa, além de outros servidores e dirigentes do Campus e da Reitoria.

Os alunos fazem parte de oito diferentes turmas, sendo que cinco se iniciaram neste primeiro semestre de 2016 e três já existem desde o início de 2015. Na modalidade concomitante/subsequente ao Ensino Médio, os cursos ofertados são os de Informática, Administração e Meio Ambiente, já na modalidade integrado ao Ensino Médio começou a ser ofertado o Curso Técnico em Informática para Internet.

Durante as aulas magnas, o Reitor José Ricardo deu as boas vindas a todos os alunos e ressaltou o papel do IFNMG em dar respostas às demandas da sociedade por uma educação pública, gratuita e de qualidade, “que garante efetivas oportunidades para os jovens da nossa grande área de abrangência se inserirem no meio acadêmico e de trabalho”.

Para o diretor Renildo, o Campus Teófilo Otoni é resultado da visão empreendedora e arrojada da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tencnológica e da ousadia do IFNMG em seguir expandindo mesmo em um cenário nacional e mundial de dificuldades financeiras.

Mobilização contra o Zika

Um dos importantes momentos da aula magna das turmas do turno vespertino foi a conscientização e mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, Chikungunha e zika. Os alunos e servidores receberam panfletos com informações sobre ações a serem tomadas para impedir o nascimento dos mosquitos e o reitor do IFNMG, professor José Ricardo, relembrou que entre estudantes e profissionais a educação brasileira abrange cerca de 60 milhões de pessoas, de tal forma que se todos estiverem mobilizados o combate certamente será exitoso.

Am1x2LhAlQyAq1Ph2l5GmZXl 57dUhK5ikemP7qh8i99

Após as falas dos dirigentes, as aulas foram ministradas por professores do próprio Campus Teófilo Otoni. No período noturno, o professor de administração Gustavo Sousa falou sobre a Teoria de Maslow e o homem esclarecido. Na tarde de terça-feira a palestra do professor de Língua Inglesa Tiago Lott foi “Educação e emancipação: a escola em tempos líquidos”.

As aulas magnas, bem como as aulas regulares dos cursos técnicos, estão sendo realizadas provisoriamente no Centro de Educação Profissional Paulo Viana (CEP), vinculado ao governo estadual, enquanto as atividades administrativas continuam concentradas no CAIC.

Campus em fase final de obras

Também na terça-feira (23/02), a comitiva da Reitoria visitou as obras do prédio definitivo do Campus Teófilo Otoni. Segundo o diretor Renildo, a previsão para a entrega do prédio é até o final de fevereiro, e então faltará a conclusão da instalação elétrica, cercamento e rede de água, que estão em fase de execução. “Provavelmente no segundo semestre deste ano as aulas já serão no novo Campus”, ressaltou Renildo.

O reitor observou os detalhes da obra e conversou com os servidores do Campus sobre o desenvolvimento do plano diretor da unidade.

ApdReJ5NLGhPGiJ30AH0dfIEbo8tNjcmJNK fWVqgnsx

03327509 b2c1 4b26 9cc5 76ddff03a2e1

Mais cedo, acompanhado do diretor-geral do Campus e da Pró-Reitora de Ensino, o reitor assinou em um cartório a escritura do terreno que foi doado pela Prefeitura de Teófilo Otoni ao IFNMG de 75 mil metros quadrados ao fundo do Campus.

AijWVu84WYLKMD2RN iWkH0T7 E05XVNhCQeWhwHNUJ8