Portal IFNMG - Reitoria do IFNMG na luta contra o Aedes aegypti Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reitoria do IFNMG na luta contra o Aedes aegypti

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2016, 17h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 10h22

DSC07953 min

Os servidores e colaboradores da Reitoria do IFNMG receberam nesta segunda-feira (01/02) informações com relação à prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa doenças como dengue, zika e chikungunya. As dicas e explicações foram repassadas pelo funcionário do Centro de Zoonoses de Montes Claros, Jair Aparecido Gonçalves, que visitou todos os setores dos prédios da Reitoria e convocou todos a serem parceiros e multiplicadores dessa luta contra o mosquito. A ação fez parte do "Faxinaço dos Institutos Federais contra o Aedes aegypti".

Uma das importantes informações dadas por Jair foi que não basta trocar a água de recipientes como vasilhas de animais e vasos de plantas, é preciso lavar bem. "O ovo do mosquito é pequeno e aparentemente frágil, mas na verdade é muito resistente. Portanto, é fundamental esfregar regularmente todos os recipientes que ficam com água armazenada", ressaltou Jair.

No local de trabalho, é importante que cada um faça sua parte, por exemplo tampando vasos de plantas e ralos, sobretudo em ocasiões de ausências, como final de semana e férias. Além disso, todos devem conversar com familiares e vizinhos, denunciar locais com possíveis focos do mosquito e notificar o Centro de Zoonoses no caso de suspeita de alguma doença causada pelo Aedes aegypti. O telefone do Disque-Dengue em Montes Claros é o (38) 3229-3360. Segundo Jair, em janeiro de 2016 o número de casos de dengue em Montes Claros aumentou mais de cinco vezes.

DSC07961 min

Fim do conteúdo da página