Portal IFNMG - IFNMG inicia Levantamento de Necessidades de Capacitação e Qualificação para o exercício de 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG inicia Levantamento de Necessidades de Capacitação e Qualificação para o exercício de 2016

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 17h36 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 10h22

A Diretoria de Gestão de Pessoas, através da sua Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, considerando o Grupo de Trabalho constituído através da Portaria do Reitor nº 810/2015, responsável pela elaboração do Plano Anual de Capacitação(PAC) do IFNMG 2016, em consonância com o Programa Institucional de Desenvolvimento dos Servidores do IFNMG (PIDS), inicia o Levantamento das Necessidades de Capacitação e Qualificação (LNCQ) junto aos servidores lotados na instituição.

O PAC é um instrumento estabelecido pelo Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Cumpre-nos ressaltar que a elaboração do Plano Anual de Capacitação está prevista entre as metas pactuadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas no PDI 2014-2018. Ao final de cada exercício fiscal, as instituições devem prestar contas sobre a execução do Plano Anual de Capacitação junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Um dos objetivos do trabalho é priorizar o investimento dos recursos da instituição em ações que estejam alinhadas com as diretrizes estratégicas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 do IFNMG

Como primeira etapa do projeto, está sendo realizado o levantamento das necessidades individuais de capacitação e qualificação para o exercício de 2016 junto aos servidores do IFNMG, através de questionário eletrônico enviado para o e-mail institucional dos servidores.

O prazo para responder o questionário segue até o dia 19/02/2016.

É de fundamental importância a participação de todos os servidores, para se coletar informações que reflitam as reais necessidades de capacitação e para fundamentar a elaboração do Plano Anual de Capacitação 2016. 

Encerrado o prazo de resposta, o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do PAC deverá estratificar os dados coletados e encaminhá-los para os campi, onde serão feitas as análises das necessidades apontadas junto com os gestores de cada setor. Dessa forma, cada campi definirá as ações a serem desenvolvidas para a capacitação dos servidores em 2016, incluindo a previsão dos recursos necessários e dos responsáveis pela execução. Ao final, os Planos Anuais de Capacitação de todas as unidades (campi e reitoria) serão consolidados na forma de um único documento, que representará o Plano Anual de Capacitação do IFNMG 2016.

Na metodologia de elaboração do PAC do IFNMG 2016, está prevista ainda a análise dos documentos institucionais (Regimento Geral, Estatuto, PDI, Relatórios de Gestão e de Governança) e das necessidades de capacitação indicadas pelos gestores de cada setor.

Trata-se de uma oportunidade de os servidores participarem do planejamento das ações de capacitação em sua unidade e no IFNMG, e de manifestar sua percepção sobre as necessidades individuais de capacitação para a melhoria do seu desempenho e do seu setor de trabalho.

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da reitoria, representada pelo servidor Diego Allan A. Oliveira, e as unidades de gestão de pessoas nos campi poderão esclarecer dúvidas relativas a essas ações via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou telefone (38) 3201-3050 ou 3051.

Fim do conteúdo da página